sexta-feira, 5 de julho de 2019

POÇOS FECHA PARCERIA COM EMPRESA ALEMÃ PARA ESTUDO DE VIABILIDADE DO MONOTRILHO


O município de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Memorando de Entendimento com a empresa alemã ProReSus Gmbh, representada por seu diretor Phellipe Barcellos, que também representa a International Monorail Association. A parceria entre a multinacional, com aval do governo alemão e município, é inédita do Brasil. 

O interesse partiu da própria empresa, que procurou a Prefeitura há aproximadamente dois meses, motivada pela notícia de que o município havia retomado o monotrilho. O estudo de viabilidade econômico-financeira do monotrilho de Poços de Caldas será realizado pela empresa TUVRheinland, com experiência internacional no setor. 

De acordo com seu diretor para a América Latina, Marcos Camelo, a empresa já realizou estudos para os projetos de monotrilho de São Paulo, Salvador e Manaus. No exterior, já desenvolveu projetos para o Oriente Médio, mais especificamente em Dubai, na Europa e na Ásia, estando presente em mais de 20 projetos pelo mundo.

Os custos com o estudo serão exclusivos da empresa ProReSus GmbH, financiada pelo governo alemão, com conclusão prevista para dezembro deste ano. Após a assinatura do Memorando de Entendimento, o documento será enviado ao governo alemão, sendo um condicionante para o crédito. 

Os representantes das empresas alemãs estiveram reunidos na manhã de quarta na Prefeitura. O objetivo foi conhecer o sistema de mobilidade urbana da cidade, seu transporte público, o transporte por aplicativos, taxis, localizar os vetores de crescimento, localizar as universidades e outras informações. A empresa TUVRheinland irá disponibilizar uma equipe técnica formada por especialistas que fará pesquisas in loco para a formatação do estudo de viabilidade econômico-financeira.

IPT
Paralelamente ao evento na Prefeitura, técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) percorreram toda a extensão do monotrilho, buscando elementos para a confecção de um laudo técnico de toda a estrutura. A visita técnica do IPT foi acompanhada por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras.

O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do país.Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o IPT conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados.

Nenhum comentário: