quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

UFLA LANÇA PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

 Usina solar experimental para geração de energia no campus da UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) se destaca como uma universidade preocupada com os aspectos de desenvolvimento sustentável, tendo sido classificada, segundo o UI Green Metric ranking, como a segunda instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina e no Brasil e a 29ª posição entre todas as 720 participantes. 

Esta posição foi consequência de ações do Plano Ambiental da UFLA implantado em 2008 e de outras outras iniciativas realizadas pela Direção Executiva nos últimos anos, que vão de encontro aos objetivos do Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS).

No que tange à administração, as universidades devem estabelecer políticas de gestão interna que vão de encontro com suas responsabilidades socioambientais. 

Para auxiliar as instituições públicas neste sentido, o Governo Federal tem tomado algumas iniciativas que instituiu normas para licitações e contratos da Administração Pública visando o desenvolvimento nacional sustentável, entre elas a Instrução Normativa (IN) 10, de 12/11/2012, do antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que estabeleceu regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) na administração pública federal.

Em cumprimento a está instrução, a direção executiva da UFLA, instituiu a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da Universidade Federal de Lavras, para elaborar, monitorar, avaliar e revisar as primeiras versões do PLS. 

No ano de 2018 houve alteração desta comissão, que ficou responsável por revisar e propor alterações na última versão aprovada. Sendo assim o Plano da UFLA foi elaborado seguindo as sugestões de boas práticas de sustentabilidade e racionalização de materiais, apresentando o conteúdo mínimo dos PLS: atualização do inventário de bens e materiais do órgão ou entidade e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; práticas de sustentabilidades e de racionalização do uso de materiais e serviços; responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; ações de divulgação, conscientização e capacitação.

Muitas atividades propostas no PLS já estão sendo desenvolvidas na UFLA. Entretanto, tais atividades podem ser aprimoradas.

Clique aqui para acessar o PLS da UFLA.

Nenhum comentário: