Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS: PROJETO SOBRE EVOLUÇÃO DA COVID-19 INICIA NOVA FASE


Começou dia 11, a segunda fase do projeto que analisa a evolução do contágio pelo vírus da Covid-19 no município de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. Pesquisadores do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) pretendem, nessa etapa, envolver um público de mais de 700 moradores da cidade. O projeto é coordenado pelo professor Eduardo Sérgio Silva e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Divinópolis.

O objetivo maior é verificar a prevalência para SARS-CoV-2, a Covid-19, na população do município. Para isso, as pessoas são convidadas a participar como voluntárias do projeto, realizado dentro dos centros de saúde da cidade. A entrevista e coleta de material ocorre em três momentos diferentes, com intuito de se avaliar o comportamento da infecção entre os moradores. 

“Temos a perspectiva de recrutar, no total, 2.100 participantes, sendo 700 em cada momento do projeto”, explica uma das pesquisadoras, a professora Vanessa Cortes. Na primeira fase, realizada em novembro último, o estudo mostrou que em torno de 12% dos 640 voluntários havia tido contato com o vírus.

Prevalência
Segundo Vanessa, a prevalência será avaliada pelos resultados do exame de PCR para SARS-CoV-2 e teste rápido sorológico. Para a realização do PCR, está sendo utilizada amostra de saliva, uma vez que esta diminui o contato com secreção (como ocorre na coleta de swab nasal) e é mais confortável para o participante. “O resultado do teste rápido é fornecido no mesmo momento”, explica a professora.

Estrategicamente, a segunda coleta do projeto está acontecendo após as festas de fim de ano. “Para que seja possível avaliar o impacto dessas possíveis aglomerações no número de casos identificados”, explica Vanessa. “Temos a expectativa de que haverá aumento importante do número de casos, tendo como base os boletins diários do município. De qualquer modo, é preciso finalizar a coleta para entender mais claramente os números de Divinópolis”, conclui.

As equipes que participam do mapeamento proposto pelo projeto passaram por treinamento antes de realizarem as coletas. Na primeira fase, uma das dificuldades encontradas foi a baixa participação de crianças. Para a segunda e terceira etapas, a equipe pretende atingir 725 em cada uma delas.

Para atuar como voluntário, o morador de Divinópolis deve fazer o exame, que é gratuito, nos centros de saúde do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...