Pular para o conteúdo principal

CÂMARA MUNICIPAL APROVA PROJETO DE LEI QUE VISA FISCALIZAR A CONTRATAÇÃO DE IMÓVEIS ALUGADOS PELA PREFEITURA


Foi aprovado no último dia 4 de outubro, em sessão ordinária na Câmara Municipal de Varginha, o Projeto de Lei n° 53/2023, de autoria do vereador Dandan que torna obrigatória a identificação dos imóveis que são alugados pela Prefeitura de Varginha.

O PL estabelece a fixação de placas informativas, instaladas em locais de fácil acesso e visualização, nos espaços locados pela administração municipal. A placa deve conter o objeto do contrato de locação, com as especificações do imóvel, prazo de vigência do contrato e o valor do aluguel e ficar estrategicamente posicionada na fachada do imóvel. Uma exceção é para os endereços sigilosos, como, por exemplo, imóveis alugados para a Casa Lar. Esses não serão divulgados.

Tal iniciativa, de acordo com o vereador propositor, trata-se da ampliação da transparência necessária para a obtenção de uma boa administração pública. “O próprio nome já diz “administração pública”, ou seja, o povo tem o direito de saber o que está acontecendo na cidade e a locação de imóveis particulares não fica de fora. Então, esse Projeto de Lei visa a transparência desses gastos. A disponibilização de informações mínimas, mas que permitam fiscalizar o bom uso dos recursos públicos é indispensável. E é indispensável para o cidadão acompanhar fiscalizar e julgar os atos de seus representantes”, justificou Dandan.

Ele ainda reforçou que a divulgação dos contratos celebrados entre o Poder Público e o Particular vem ao encontro do Princípio da Publicidade dos Atos Públicos consoante ao que dispõe o art. 37 da Constituição Federal de 1988.

Com o projeto aprovado pelos membros da Casa Legislativa, agora, o mesmo será encaminhado ao prefeito municipal que realizará análise e sanção do documento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.