Pular para o conteúdo principal

REDE MUNICIPAL DE VARGINHA SE DESTACA NO PRÊMIO LIGA STEAM 2023


Varginha, no Sul de Minas, por meio da sua Rede Municipal de Ensino, teve 4 trabalhos classificados para a etapa final do renomado Prêmio Liga STEAM 2023.

Essa premiação visa reconhecer e destacar iniciativas que promovam a integração e a inovação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) na educação. 

O Prêmio Liga STEAM é uma iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, para reconhecer e valorizar a troca de ideias, a aplicação da abordagem STEAM em sala de aula e o engajamento de alunos e professores em desafios de suas comunidades locais.

A participação de Varginha no Prêmio Liga STEAM 2023 foi marcada por uma conquista notável: os quatro trabalhos classificados estão entre os 150 selecionados num rol de quase 1.000 projetos inscritos em todo o Brasil. Isso reflete não apenas o engajamento dos educadores e alunos, mas também a qualidade e relevância dos projetos desenvolvidos nos CEMEIs e escolas municipais.

Na Educação Infantil, os projetos "Café além da xícara: reutilizando a borra de café", idealizado pela professora Sabrina Aparecida Pereira, do CEMEI Profª Ariadna Balbino Gambogi, e "Cuidando do(a) coleguinha, eu cuido do mundo", de autoria de Maria de Fátima Elói Reis, do CEMEI Luiz de Melo Viana Sobrinho, foram reconhecidos pela sua inovação e propósito sustentável.

No Ensino Fundamental, os projetos "Do lixo para a vida: retalhos de um mundo melhor", do 5º ano, professora Luciene Aparecida Roza Carvalho, da Escola Municipal Wanderley Bueno de Oliveira, e "Escola em ação: espaço verde sustentável", do 4º ano, Professora Mislaine do Carmo Cardoso, da Escola Municipal José Augusto de Paiva, demonstraram criatividade e impacto positivo na comunidade.

Os professores com projetos classificados receberam o livro "STEAM em sala de aula", de autoria da professora Lilian Bacich e professor Leandro Holanda e 2 kits de prototipação para trabalhos com robótica. 

As professoras têm até o dia 29 de outubro para concluírem a implementação dos projetos e fazer o envio dos relatórios. Estamos na torcida para a premiação final, com a divulgação dos 10 projetos finalistas de cada categoria que acontecerá em novembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...