Pular para o conteúdo principal

VALÉRIA VELOZO: A FILHA DO VENTO!


O esporte, sem dúvida, é uma ferramenta fantástica e impressionante. Até podemos dizer que funciona como um divisor de águas para muitas pessoas que iniciam precocemente ou tardiamente alguma modalidade, seja ela no lazer, competitivo ou recreativo. Tem uma mudança significativa de humor, de vida e principalmente de valores. No caso específico do atletismo, que traz consigo uma infinidade de possibilidades, pois é uma modalidade que acolhe pessoas de diversas origens, características e habilidades. Lançamento de dardo, de peso, salto em altura, em distância, com vara, corrida de velocidade, com barreiras, de resistência, provas que demostram a força e a rede que sustenta tal modalidade esportiva.

O atletismo é a modalidade que há exatamente três décadas vem crescendo de forma vertiginosa e conseguindo adeptos que nos narram histórias impressionantes e marcas fenomenais. Lavras, conhecida como “Cidade dos Ipês e das Escolas”, tem também uma vocação incrível para revelar talentos múltiplos no esporte, cedendo dezenas de atletas para o nosso Brasil em modalidades coletivas como: basquete, futebol de campo, voleibol, handebol e nas individuais como: natação, karatê, taekwondo, atletismo e outras tantas que compõem modalidades olímpicas e não olímpicas, paralímpicas e não paralímpicas!

Neste cenário de esporte onde temos o amador, onde a pessoa não faz dele sua profissão e, não obstante, deixa de seguir normas, regras, diretrizes que se assemelham com atleta profissional, temos exemplos que nos deixam maravilhados com a capacidade que o ser humano tem de superar seus limites.

Concentrando na modalidade corridas de rua, conheci, nas ruas de Lavras uma mulher, que chamava a atenção pela sua dualidade: estatura mediana mais uma gigante nas passadas, aparentava ser frágil, mas ao correr mostrava toda sua força, com uma performance surreal - eis que fui apresentado para “a filha do vento”! Expressão usada no atletismo, para pessoas que correm muito, Valéria Lopes de Morais Velozo, mais conhecida como Vavá, reside em Lavras desde 2017, e em 2019 ingressou no universo das corridas de rua. Foi aí que Vavá tomou gosto pelos treinos e consequentemente começou a colecionar momentos magníficos participando de corridas onde chamou a atenção de vários professores, treinadores e ex-atletas pela sua performance, sendo convidada a treinar na equipe UFLARUNERS.

Valéria, que ao iniciar na modalidade já era mãe de Davi e Eliseu, hoje ela é uma mulher de múltiplos talentos, equilibrando com maestria sua carreira como professora no ensino infantil com sua paixão pela corrida. No seu currículo, destacam-se participação em cinco meias maratonas (21km), dezenas de pódios em provas de 5 e 10 km, e em junho de 2023 seu feito inédito que foi sua primeira Maratona (Maratona do Rio de Janeiro) onde cravou o tempo de 3h08’17 - lhe conferindo a 19ª colocação geral na prova, a 3ª em sua faixa etária e a 17ª colocação nacional em faixa etária, numa competição com atletas do mundo todo. Já no apagar das luzes de 2023 veio a cereja do bolo onde Valéria estreou no Ranking das Maratonistas do Brasil com o 10° melhor tempo.

Valéria serve de exemplo inspirador, demonstrando como é possível conciliar com êxito o trabalho e a busca por realizações pessoais. Sua jornada é um testemunho do poder do comprometimento e da paixão para alcançar grandes objetivos.

*Escrito por Corguinho

Comentários

Anônimo disse…
O texto, além de homenagem é inspirador e motivador para nós mulheres. Mesmo para quem não consegue fazer um tempo como o seu, nos inspira a querer nos superar sempre! É um orgulho compartilhar da sua amizade e acompanhar de perto seus treinos. Sempre motivando todas e todos nós! A corrida de rua é tbm sobre isso.
🌟💚💙🩷
#Uflarunners
Anônimo disse…
O texto, além de homenagem é inspirador e motivador para nós mulheres. Mesmo para quem não consegue fazer um tempo como o seu, nos inspira a querer nos superar sempre! É um orgulho compartilhar da sua amizade e acompanhar de perto seus treinos. Sempre motivando todas e todos nós! A corrida de rua é tbm sobre isso.
🌟💚💙🩷
#Uflarunners

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...