Pular para o conteúdo principal

VALÉRIA VELOZO: A FILHA DO VENTO!


O esporte, sem dúvida, é uma ferramenta fantástica e impressionante. Até podemos dizer que funciona como um divisor de águas para muitas pessoas que iniciam precocemente ou tardiamente alguma modalidade, seja ela no lazer, competitivo ou recreativo. Tem uma mudança significativa de humor, de vida e principalmente de valores. No caso específico do atletismo, que traz consigo uma infinidade de possibilidades, pois é uma modalidade que acolhe pessoas de diversas origens, características e habilidades. Lançamento de dardo, de peso, salto em altura, em distância, com vara, corrida de velocidade, com barreiras, de resistência, provas que demostram a força e a rede que sustenta tal modalidade esportiva.

O atletismo é a modalidade que há exatamente três décadas vem crescendo de forma vertiginosa e conseguindo adeptos que nos narram histórias impressionantes e marcas fenomenais. Lavras, conhecida como “Cidade dos Ipês e das Escolas”, tem também uma vocação incrível para revelar talentos múltiplos no esporte, cedendo dezenas de atletas para o nosso Brasil em modalidades coletivas como: basquete, futebol de campo, voleibol, handebol e nas individuais como: natação, karatê, taekwondo, atletismo e outras tantas que compõem modalidades olímpicas e não olímpicas, paralímpicas e não paralímpicas!

Neste cenário de esporte onde temos o amador, onde a pessoa não faz dele sua profissão e, não obstante, deixa de seguir normas, regras, diretrizes que se assemelham com atleta profissional, temos exemplos que nos deixam maravilhados com a capacidade que o ser humano tem de superar seus limites.

Concentrando na modalidade corridas de rua, conheci, nas ruas de Lavras uma mulher, que chamava a atenção pela sua dualidade: estatura mediana mais uma gigante nas passadas, aparentava ser frágil, mas ao correr mostrava toda sua força, com uma performance surreal - eis que fui apresentado para “a filha do vento”! Expressão usada no atletismo, para pessoas que correm muito, Valéria Lopes de Morais Velozo, mais conhecida como Vavá, reside em Lavras desde 2017, e em 2019 ingressou no universo das corridas de rua. Foi aí que Vavá tomou gosto pelos treinos e consequentemente começou a colecionar momentos magníficos participando de corridas onde chamou a atenção de vários professores, treinadores e ex-atletas pela sua performance, sendo convidada a treinar na equipe UFLARUNERS.

Valéria, que ao iniciar na modalidade já era mãe de Davi e Eliseu, hoje ela é uma mulher de múltiplos talentos, equilibrando com maestria sua carreira como professora no ensino infantil com sua paixão pela corrida. No seu currículo, destacam-se participação em cinco meias maratonas (21km), dezenas de pódios em provas de 5 e 10 km, e em junho de 2023 seu feito inédito que foi sua primeira Maratona (Maratona do Rio de Janeiro) onde cravou o tempo de 3h08’17 - lhe conferindo a 19ª colocação geral na prova, a 3ª em sua faixa etária e a 17ª colocação nacional em faixa etária, numa competição com atletas do mundo todo. Já no apagar das luzes de 2023 veio a cereja do bolo onde Valéria estreou no Ranking das Maratonistas do Brasil com o 10° melhor tempo.

Valéria serve de exemplo inspirador, demonstrando como é possível conciliar com êxito o trabalho e a busca por realizações pessoais. Sua jornada é um testemunho do poder do comprometimento e da paixão para alcançar grandes objetivos.

*Escrito por Corguinho

Comentários

Anônimo disse…
O texto, além de homenagem é inspirador e motivador para nós mulheres. Mesmo para quem não consegue fazer um tempo como o seu, nos inspira a querer nos superar sempre! É um orgulho compartilhar da sua amizade e acompanhar de perto seus treinos. Sempre motivando todas e todos nós! A corrida de rua é tbm sobre isso.
🌟💚💙🩷
#Uflarunners
Anônimo disse…
O texto, além de homenagem é inspirador e motivador para nós mulheres. Mesmo para quem não consegue fazer um tempo como o seu, nos inspira a querer nos superar sempre! É um orgulho compartilhar da sua amizade e acompanhar de perto seus treinos. Sempre motivando todas e todos nós! A corrida de rua é tbm sobre isso.
🌟💚💙🩷
#Uflarunners

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...