Pular para o conteúdo principal

BOLA AUTOGRAFADA POR PELÉ PASSA A INTEGRAR O ACERVO DO MUSEU TERRA DO REI E DA CASA DA CULTURA


O ano era 1971, e Três Corações vivia um momento histórico. O Rei Pelé, em visita à sua cidade natal para a inauguração da estátua que eterniza sua grandeza, protagonizou um gesto de nobreza ao autografar e doar a bola daquela partida amistosa entre Santos Futebol Clube e Atlético de Três Corações. Naquela noite memorável no estádio Elias Arbex, Pelé não apenas brilhou em campo, mas também selou um compromisso eterno com o povo tricordiano.

Diante disso, na manhã desta terça-feira, o ex-prefeito Fausto Mesquita Ximenes, carinhosamente conhecido como Faustinho, demonstrou num ato de altruísmo e profundo respeito ao repassar essa relíquia à Secretaria Municipal de Lazer, Turismo e Cultura.

Compreendendo que o melhor lugar para abrigar a bola de futebol seria o Museu Terra do Rei, Faustinho garantiu que essa peça histórica estivesse acessível a todos, perpetuando a memória do Rei Pelé. A solenidade contou com a presença de servidores da SELTC - Lúcio Lorena, Yuri Moura e Marcus Vinícius, que testemunharam esse momento de celebração cultural e de grandeza do ex-prefeito Faustinho.

A bola agora integra o acervo da Casa da Cultura Godofredo Rangel – Museu Terra do Rei, simbolizando mais uma vitória, mais um gol em nome da cultura tricordiana. 

No entanto, vale destacar que outros objetos doados ao município, que também fazem parte desse legado, são alvos de diligências para que, brevemente, possam ser expostos à visitação pública, dentre tais: um quadro do consagrado pintor e desenhista Gustavo Rosa; também um relógio de parede doado pela família de Pelé estão entre as doações que ainda não foram entregues à Secretaria Municipal de Cultura. O povo precisa ter acesso à essas preciosidades, a esses objetos raros, afinal a cultura e a memória de Pelé merecem ser compartilhadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.