Pular para o conteúdo principal

SISTEMA INTELIGENTE DA CEMIG GARANTE TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA E AUMENTA SEGURANÇA DA REDE EM ALAGOA

Iniciativa integra plano de automação que reduz tempo de interrupção e isola falhas elétricas no Sul de Minas

A Cemig implementou, na terça-feira (26), o esquema de Transferência Automática Direta (TRAD) no município de Alagoa, no Sul de Minas. A tecnologia inovadora foi ativada para modernizar o sistema de distribuição local, permitindo que a rede elétrica responda instantaneamente a eventuais falhas sem a necessidade de intervenção humana manual, beneficiando diretamente mais de mil clientes.

De acordo com o Supervisor do Sistema Elétrico de Distribuição, Herlon José de Oliveira, essa tecnologia transforma a realidade do atendimento local e traz uma agilidade sem precedentes para Alagoa. "A grande inovação está na inteligência aplicada ao circuito que abastece energia para o município. Em caso de defeito na linha principal, o sistema recompõe o fornecimento em segundos e sem intervenção manual, isolando a falha e garantindo a continuidade do serviço para os clientes. Na prática, a população percebe apenas um rápido pique de energia, evitando o desabastecimento prolongado” – explica.

O superintendente regional da Cemig, Murilo Galvão, ressalta o impacto estratégico desse investimento para o Sul de Minas. "Essa entrega reforça nosso compromisso com a modernização da infraestrutura de energia e com a satisfação dos consumidores. Conseguimos reduzir drasticamente o tempo de interrupção na região, eliminando a dependência do deslocamento imediato de equipes em áreas de difícil acesso", afirma.

Trabalho permanente de modernização da rede
Para melhorar a qualidade do serviço prestado, a Cemig mantém um plano robusto de investimentos em automação em sua área de concessão. A expansão dessas tecnologias faz parte da estratégia da companhia de conferir maior flexibilidade operativa ao sistema elétrico em Minas Gerais, garantindo a sustentabilidade do fornecimento e preparando a infraestrutura regional para suportar as demandas de crescimento socioeconômico dos municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

FESTANÇA COM ORÇAMENTO PÚBLICO: MUNICÍPIOS MINEIROS DESPEJAM MILHÕES EM SHOWS E EVENTOS

Por muito pouco, duas dúzias de municípios mineiros não colocaram R$ 18,9 milhões do orçamento público em contratos de shows e infraestrutura de eventos. Este movimento é um exemplo concreto de inversão de prioridades, quando o orçamento da administração pública segue a trilha do capital político de curto prazo em detrimento à obrigação constitucional de garantir serviços básicos e contínuos à população. Relatório elaborado pela Diretoria de Auditoria e Avaliação de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) brecou gastos que estavam na mira das prefeituras de Capelinha, Crucilândia, Ipaba, Ipatinga, Nazareno, Peçanha, Sacramento, Santa Bárbara do Tugúrio, São João da Ponte, São João do Oriente, São Vicente de Minas e Várzea da Palma. O escopo do estudo elaborado pela área técnica do Tribunal abrangeu o exercício orçamentário desses municípios em 2024 e o planejamento para 2025, auditando contratos de shows e aluguel de equipamentos e infraestrutura. O r...