Pular para o conteúdo principal

O SETE DE SETEMBRO COM 'MARQUETINGUE'

*Por Carlos Edyl

Nos dias de hoje, tudo (quase tudo) tem seu preço. Afinal é a Lei de Mercado, tão propalada pelos consecutivos governos ‘neoliberais’ (FFHH e Lulla) que acreditam ser o governo apenas uma forma de facilitar ganhar eleições e deslumbrar-se com o exercício do poder, deixando a selvageria do nosso incipiente capitalismo cuidar das necessidades e do futuro desse povo que, repito, só serve pra chavequeiros ganharem eleições. A Seleção Brasileira virou um outdoor de logomarcas, assim como a novela das oito que começa as nove da Globo, sem falar no cinema, música, etc...



Tudo hoje, pra ser ‘moderninho’, tem que ostentar um logotipo comercial ao lado do brasão, escudo, da instituição pátria. Estamos, com um século de atraso, vivenciando o ‘glamour’ da propaganda subliminar, denominada aqui com o pedante anglicismo de marketing, merchandising, mas sonoramente resumido em ‘marquetingue’.



Projetando uma possibilidade decorrente do predomínio de tal mentalidade, nada melhor que os excessos e absurdos que, se implantados gradativamente, deixam de ser tão exagerados e absurdos assim, tão banalizados e mediocrizado está o senso crítico do cidadão.



Apresento texto e comentários contidos no site (ou saite como prefere) do Millôr Fernandes sobre o futuro, exagerado mas não impossível, do nosso Hino Nacional. Eis o: MILLÔR: Recebi, de várias fontes, este admirável hino nacional pós-corrupção. Perfeito em sua composição, pode ser cantado perfeitamente com a melodia do nosso hino pátrio (ainda é pátrio, pois não?). Todas as cópias que recebi, chegaram sem qualquer alteração, o que é raríssimo. Engraçado, e com uma força crítica rara, é das poucas coisas que nos chegam, na Internet, com esse nível de qualidade.


Urgente! Fernando G. Menezes, teleitor atento, comunica-nos que o Hino Nacional consumista que publicamos aqui, com os maiores e mais merecidos elogios, já duvidando que fosse criação popular, é de autoria da Cia. de Teatro Os Melhores do Mundo. Parabéns, Melhores do Mundo. Se o total do que vocês fazem é desse nível, vocês são mesmo o que dizem. Pensando bem, isso é até modéstia. Abracadabraço. M.

NEO-HINO NACIONAL (MAS NACIONAL, HEIN?)
Num Posto da Ipiranga,

às margens plácidas,

De um Volvo heróico Brahma retumbante

Skol da liberdade em Rider fulgido

Brilhou no Shell da Pátria nesse instante

Se o Knorr dessa igualdade

Conseguimos conquistar com braço Ford Em teu Seiko, ó liberdade

Desafio nosso peito à Microsoft O Parmalat, Mastercard, Sharp, Sharp
Amil um sonho intenso, um rádio Philips

De amor e Lufthansa terra desce Intel formoso céu risonho Olympicus

A imagem do Bradesco resplandece

Gillete pela própria natureza

És belo Escort impávido colosso

E o teu futuro espelha essa Grendene

Cerpa gelada!Entre outras mil és Suvinil, Compaq amada.

Do Philco deste Sollo és mae DorilCoca Cola, Bombril!


Carlos Edyl Santiago Filho jornalista, funcionário administrativo da Câmara Municipal, é daqueles que não precisa de Sete de Setembro pra lembrar-se de ser patriota.


Mais do autor: PULSAÇÕES TRICORDIANAS http://tricordiano.zip.net/
06/09/07 - Carlos Edyl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...