Pular para o conteúdo principal

PROJETO VITRAIS DA HISTÓRIA AGUARDA PATROCINADOR EM TRÊS CORAÇÕES

Três Corações tem uma grande oportunidade para valorizar a memória da cidade. Trata-se do projeto Vitrais da História, do fotógrafo e designer Sansão Bogarim, aprovado no edital 2008 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que aguarda o apoio de um patrocinador. A proposta é levantar o histórico dos vitrais da Igreja Matriz Sagrada Família, que é tombada em nível municipal como patrimônio histórico. Sansão conta que nem mesmo os descendentes das famílias que doaram as peças à paróquia sabem com precisão a história dos vitrais. O trabalho viria para dar visibilidade a estas memórias e, ainda, valorizar a cultura da cidade.O levantamento da memória das famílias doadoras dos vitrais será realizado pela historiadora Mara Silva Costa Chediak, e poderá virar fontes de pesquisa para escolas, universidades, historiadores e curiosos. O resultado final será um livro de fotografias, feitas por Sansão Bogarim, com dados históricos e com uma apresentação de qualidade nas 150 páginas.


Neste contexto de execução do livro, haverá a composição de uma peça teatral para contar as histórias dos vitrais, realizada pelo Grupo de Teatro Qualquer Coisa. E, ainda, a mobilização de artesãos, bordadeiras, artistas e pintores locais para confecção de produtos envolvendo o tema dos vitrais em seus produtos. Assim, será possível provocar a atenção da comunidade tricordiana, bem como de visitantes, para os vitrais da Igreja Matriz como recurso turístico para visitação e contemplação. Parcerias para a concretização deste projeto são importantes, como as realizadas com a Paróquia Sagrada Família, Criart, Grupo de Teatro Qualquer Coisa e a Viraminas. Mas, também é nescessário e fundamental a participação de empresas que invistam no projeto para que ele se torne uma realidade. O investimento é feito através do ICMS devido da empresa que pode destiná-lo ao projeto, de acordo com a Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Saiba mais pelo e-mail: fotonapedra@gmail.com

Comentários

Luis Felipe Branquinho Vargas disse…
Acho que os empresários desconhecem este tipo de incentivo, o que poderia trazer, além dos benefícios da divulgação da marca, a visibilidade da empresa com as questões culturais da comunidade/região onde está inserida. Alguém acredita o contrário?

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...