quinta-feira, 29 de julho de 2010

GRUPO GALPÃO SE APRESENTA EM BAEPENDI

Nesta sexta feira dia 30 de julho o Grupo Galpão se apresenta no Festival Cante e Conte de Baependi, no Sul de Minas. O espetáculo “Till, a saga de um herói torto” é originalmente concebido para a rua. Além de bater recorde de público do Galpão no seu primeiro ano, aproximadamente 80 mil pessoas, a montagem foi considerada uma das dez melhores estreias de 2009, segundo a crítica de teatro Barbara Heliodora. O Grupo Galpão é um grupo de teatro de rua originário de Belo Horizonte. Fundado em 1982 por Teuda Bara, Eduardo Moreira, Wanda Fernandes e Antônio Edson, teve sua primeira peça E a Noiva Não Quer Casar encenada na Praça 7, em novembro de 1982.

A origem do grupo está relacionada a uma oficina que aconteceu em Diamantina, em ocasião do Festival de Inverno da UFMG que despertaria em alguns participantes a formação do grupe. A trupe se encontrou nas oficinas de teatro dos alemães Kurt Bildstein e George Froscher, do Teatro Livre de Munique, que trabalhavam com o teatro de rua. A oficina resultou em A Alma Boa de Setsuan, de Bertolt Brecht, a primeira montagem do grupo.

Sua fama veio em 1992 quando encenou Romeu e Julieta de Shakespeare, com uma montagem típica de teatro de rua, recebendo os prêmios do júri popular do Festival Nacional de Teatro de Curitiba e Shell especial, em 1993. O grupo fez também várias turnês nacionais e internacionais, embora suas temporadas geralmente sejam curtas. Em 2000 torna-se o primeiro grupo brasileiro a apresentar-se no Globe de Londres, famoso local onde se encenam apenas peças de Shakespeare, com sua versão de "Romeu e Julieta".
com assessoria

Nenhum comentário: