Pular para o conteúdo principal

MORADORES DE BAEPENDI PARTICIPAM DE PESQUISA

Iniciado em dezembro de 2005, o projeto Corações de Baependi, no Sul de Minas, entra agora em sua segunda fase. Promovido pelo Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular Instituto do Coração (InCor) / HC.FMUSP o projeto visa determinar a importância genética na transmissão de fatores de risco cardiovasculares (hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes) dentro de núcleos familiares em uma população brasileira. A cidade de Baependi, no sul de Minas, foi escolhida para a pesquisa depois que uma médica, nascida e criada na cidade, teve a iniciativa de indicar o município para ser sede desse grande estudo.

Nesta segunda etapa, que terá inicio em novembro de 2010, o objetivo é determinar como os fatores genéticos poderiam estar implicados na alta prevalência das doenças cardíacas e dos seus respectivos fatores de risco como hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia. Além disso, de forma inédita, o trabalho irá determinar a forma com que os fatores genéticos podem influenciar nos distúrbios do sono (síndrome da apnéa obstrutiva do sono).

Cabe ressaltar que só poderão participar do estudo os indivíduos que participaram da 1° etapa com adição das pessoas maiores de 18 anos que pertencem às famílias sorteadas e que por eventualidades não puderam participar da etapa anterior.

Segundo os pesquisadores, o novo estudo pode auxiliar no tratamento e prevenção das doenças cardíacas e seus respectivos fatores de risco em um futuro próximo. Além disso, será uma oportunidade interessante para que os participantes do projeto possam realizar exames cardíacos sofisticados a custo zero. Cerca de 1800 pessoas serão recrutadas e informadas sobre a participação no estudo. A convocação dos participantes será realizada pela equipe de saúde do PSF. Os horários, datas e locais dos exames serão informados pelos agentes do PSF no momento da convocação.

Há quatro anos participaram do estudo aproximadamente 1700 pessoas distribuídas dentro de 124 famílias. Sua estruturação foi tão ousada e bem sucedida, que até hoje o presente projeto é considerado o maior e mais importante estudo relacionando genética de famílias e doenças cardiovasculares do Brasil. Além disso, a 1° etapa desse projeto já gerou três trabalhos publicados em revistas internacionais conceituadas, contribuindo assim para a divulgação da cidade (Baependi) no cenário internacional.
por Rafael Alvim, do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho