segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

LAFAYETTE SE REÚNE COM O MINISTRO DA JUSTIÇA

Ministro veio a Minas Gerais para propor integração entre Estado e União na busca da redução dos índices de criminalidade e tráfico de drogas
O secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Lafayette Andrada (PSDB), se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com o governador Anastasia, na última quarta-feira, dia 20 de janeiro para discutir a criação do Pacto Nacional pela Segurança Pública. A intenção é unir Estado e União na construção de uma política efetiva de integração contra o crime organizado e o tráfico de drogas.

Durante a visita, Cardozo fez questão de destacar a experiência bem sucedida de Minas Gerais na redução de seus índices de criminalidade. Segundo o ministro, Minas tem “experiências exitosas que precisam ser exportadas para todo o país”, citando programas como o Fica Vivo!, o Grupamento Especializado em Policiamento de Áreas de Risco (Gepar) e o Mediação de Conflitos. O Fica Vivo, por exemplo, já reduziu o número de homicídios entre jovens em até 50% em algumas regiões do Estado onde foi implantado.

O secretário de Defesa Social, Lafayette Andrada, avaliou como muito positiva a proposta de integração do ministro da Justiça. Segundo ele, esta parceria é necessária para avanços no sistema de defesa social, e os investimentos oriundos da União – que possui orçamento maior – são bem-vindos. Entretanto, ressaltou que todas as conquistas da Defesa Social de Minas, referência e modelo em todo o país, foram realizadas, até hoje, integralmente com recursos próprios do Estado. Representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública vão se reunir para avaliar as ações já existentes feitas de forma conjunta entre Estado e União e traçar estratégias de integração.

O encontro aconteceu no gabinete do governador Antonio Anastasia (PSDB), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, e também contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Milk; do secretário-adjunto de Defesa Social de Minas, Genilson Zeferino; do subsecretário de Políticas sobre Drogas, Clóvis Benevides; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Vieira de Souza; do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Jairo Lellis Filho e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo.
da assessoria

Nenhum comentário: