Pular para o conteúdo principal

SENADOR CLÉSIO ANDRADE REÚNE PREFEITOS DE OLHO NA DISPUTA PELO GOVERNO DE MINAS

Clésio Andrade aproveitou a presença de prefeitos na capital federal para reuni-los: os encontros dele com gestores municipais têm sido constantes
Um jantar organizado pelo senador Clésio Andrade (PMDB) com a participação de prefeitos e vice-prefeitos de Minas Gerais, em Brasília, dificultou ainda mais o que é considerado hoje o principal e mais duro objetivo do PT nas eleições de 2014 para o Palácio da Liberdade: convencer o parlamentar a não disputar o cargo, apoiando um candidato da legenda, provavelmente o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ou aceitando ser vice na chapa.

O encontro foi realizado na noite da última segunda-feira, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), presidida por Clésio, aproveitando a presença dos prefeitos na capital federal a convite da presidente da República, Dilma Rousseff, que anunciou a liberação de R$ 66,8 bilhões para investimentos de municípios de todo o país em setores como os de infraestrutura e saúde.

Clésio ainda não assumiu a disposição de se candidatar, mas desde que tomou posse no Senado, em 2011, com a morte de Eliseu Resende, titular da cadeira pelo DEM, ele passou a circular pelo interior de Minas para reuniões com prefeitos e lideranças. O resultado foi que, hoje, o parlamentar se transformou em uma espécie de porta-voz dos municípios no Congresso Nacional, com discurso afinado com as principais bandeiras dos municípios. No jantar, Clésio fez questão de lembrar que apresentou projeto elevando de 22,5% para 26% o percentual de impostos repassados pela União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o que altera de 2% para 4% a alíquota aplicada sobre o faturamento das mineradoras no cálculo dos royalties devidos às prefeituras.

Um petista que participa das articulações reconhece que o partido não tem muito a oferecer a Clésio para que desista de concorrer ao Palácio da Liberdade, mas lembra que, em 2010, o PMDB foi cabeça de chapa, com o ex-senador Hélio Costa, que teve como vice o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), como vice. “Agora, portanto, é a nossa vez”, diz. Na hipótese de não conseguir convencer Clésio Andrade a abrir caminho para o partido, os petistas vão partir para a estratégia número dois, que é manter a candidatura com pacto de união em uma eventual disputa em segundo turno.

O mandato do peemedebista termina em 2014. A participação na corrida pelo Palácio da Liberdade ou a tentativa de renovar o mandato no Senado são os dois mais prováveis destinos do parlamentar. Segundo o presidente do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Antônio Andrade, o partido já trabalha para lançar chapa completa na disputa pelo governo do estado em 2014. “Dentro da legenda, Clésio tem prioridade como nome da sigla para a briga pelo Palácio da Liberdade”, afirma. Por outro lado, o deputado diz não haver problema algum em abrir mão da candidatura em prol de um nome petista ao governo.

Amigos
Ao menos até o momento, não há qualquer sinal de atrito entre petistas e peemedebistas por causa da corrida pelo governo do estado em 2014. Além do tom conciliador de Antônio Andrade, outra prova do hoje bom relacionamento entre as duas legendas foi a presença maciça de prefeitos, e também parlamentares, do PT no jantar de segunda na CNT. Compareceram ao encontro, entre outros, o prefeito de Uberlândia (Triângulo Mineiro), Gilmar Machado, de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Elisa Costa, e de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Daniela Correa. Entre os parlamentares petistas estiveram no jantar, por exemplo, os deputados federais por Minas Gerais Weliton Prado e Miguel Correa Júnior. 
por Leonardo Augusto - do Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...