Pular para o conteúdo principal

INATEL E UFLA ENCERRAM ENCONTRO COM DEBATE SOBRE O AGRONEGÓCIO NO BRASIL E NO MUNDO

Professor José Geraldo de Souza, presidente da Finatel; vice-reitora da Ufla, professora Édila Vilela; reitor do IF Sul de Minas, professor Sérgio Pedini e o presidente da empresa Terra Júnior Projetos & Consultorias, Raul de Oliveira Santos
Encerrado a pouco, o 3º e último encontro entre instituições de ensino do Sul de Minas, que desta vez realizado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), discutiu o tema "Inovação no Agronegócio". O evento faz parte das atividades do seminário "Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País", que ocorre no dia 7 de novembro, no Inatel.

O seminário na UFLA, que teve apoio da Univás, Unifei, Unifal-MG e IFSul de Minas e da Empresa Terra Júnior, reuniu profissionais e gestores da educação, representantes do governo e empresários para debater políticas na área de inovação do agronegócio. O objetivo é estabelecer parcerias para o desenvolvimento de tecnologias na região. A solenidade de abertura contou com a participação da vice-reitora da Ufla, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; do reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Sérgio Pedini; do presidente da Fundação Mantenedora do Inatel (Finatel), professor José Geraldo de Souza e do presidente da empresa Terra Jr Projetos & Consultorias, estudante Raul de Oliveira Santos.

Este ano dois eventos já reuniram as instituições de ensino do sul de Minas para discutirem melhorias no setor de Saúde e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que ocorreram, respectivamente, na Univás e na Unifei. O encontro sobre agronegócio promovido na UFLA encerra as atividades preparatórias para o seminário do Inatel que deu origem aos três eventos.

Nestes dois dias de evento, os participantes se integraram por meio de palestras e debates. Com o tema "O Agronegócio e o Desenvolvimento Regional Sustentável", o segundo dia do painel contou com a participação do professor José Geraldo de Souza; professor Manoel Araújo Teixeira, do Departamento de Biologia da Univás; engenheiro Luiz Fernando Ribeiro, presidente da Cooperativa Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí (CooperRita); vice-reitora da Ufla, professora Édila Vilela e do assessor de Inovação e Empreendedorismo da Ufla, professor Wilson Magela Gonçalves.

Durante o último de evento, hoje, o professora Wilson Magela, da Ufla, apresentou o painel "Impactos do Parque Científico e Tecnológico de Lavras no Agronegócio", onde destacou a importância do Parque Tecnológico. Perguntado sobre os desafios do projeto, ele destacou o Aeroporto de Lavras como o principal fator de preocupação para atração de empresas. O grande entrave para que o aeroporto possa receber as linhas aéreas é a quantidade de urubus próximo a cabeceira da pista, em virtude da proximidade dele com o lixão da cidade.

Segundo o presidente da Finatel, professor José Geraldo, a integração entre as instituições de ensino superior públicas e privadas do Sul de Minas é de suma importância para o desenvolvimento da região. Ele destacou ainda que abordar os temas saúde, agronegócio e tecnologia da informação é uma forma de valorizar e incentivar o aperfeiçoamento dos mesmos e os considerou como pilares da Região do Sul de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...