Pular para o conteúdo principal

INATEL E UFLA ENCERRAM ENCONTRO COM DEBATE SOBRE O AGRONEGÓCIO NO BRASIL E NO MUNDO

Professor José Geraldo de Souza, presidente da Finatel; vice-reitora da Ufla, professora Édila Vilela; reitor do IF Sul de Minas, professor Sérgio Pedini e o presidente da empresa Terra Júnior Projetos & Consultorias, Raul de Oliveira Santos
Encerrado a pouco, o 3º e último encontro entre instituições de ensino do Sul de Minas, que desta vez realizado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), discutiu o tema "Inovação no Agronegócio". O evento faz parte das atividades do seminário "Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País", que ocorre no dia 7 de novembro, no Inatel.

O seminário na UFLA, que teve apoio da Univás, Unifei, Unifal-MG e IFSul de Minas e da Empresa Terra Júnior, reuniu profissionais e gestores da educação, representantes do governo e empresários para debater políticas na área de inovação do agronegócio. O objetivo é estabelecer parcerias para o desenvolvimento de tecnologias na região. A solenidade de abertura contou com a participação da vice-reitora da Ufla, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; do reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Sérgio Pedini; do presidente da Fundação Mantenedora do Inatel (Finatel), professor José Geraldo de Souza e do presidente da empresa Terra Jr Projetos & Consultorias, estudante Raul de Oliveira Santos.

Este ano dois eventos já reuniram as instituições de ensino do sul de Minas para discutirem melhorias no setor de Saúde e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que ocorreram, respectivamente, na Univás e na Unifei. O encontro sobre agronegócio promovido na UFLA encerra as atividades preparatórias para o seminário do Inatel que deu origem aos três eventos.

Nestes dois dias de evento, os participantes se integraram por meio de palestras e debates. Com o tema "O Agronegócio e o Desenvolvimento Regional Sustentável", o segundo dia do painel contou com a participação do professor José Geraldo de Souza; professor Manoel Araújo Teixeira, do Departamento de Biologia da Univás; engenheiro Luiz Fernando Ribeiro, presidente da Cooperativa Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí (CooperRita); vice-reitora da Ufla, professora Édila Vilela e do assessor de Inovação e Empreendedorismo da Ufla, professor Wilson Magela Gonçalves.

Durante o último de evento, hoje, o professora Wilson Magela, da Ufla, apresentou o painel "Impactos do Parque Científico e Tecnológico de Lavras no Agronegócio", onde destacou a importância do Parque Tecnológico. Perguntado sobre os desafios do projeto, ele destacou o Aeroporto de Lavras como o principal fator de preocupação para atração de empresas. O grande entrave para que o aeroporto possa receber as linhas aéreas é a quantidade de urubus próximo a cabeceira da pista, em virtude da proximidade dele com o lixão da cidade.

Segundo o presidente da Finatel, professor José Geraldo, a integração entre as instituições de ensino superior públicas e privadas do Sul de Minas é de suma importância para o desenvolvimento da região. Ele destacou ainda que abordar os temas saúde, agronegócio e tecnologia da informação é uma forma de valorizar e incentivar o aperfeiçoamento dos mesmos e os considerou como pilares da Região do Sul de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho