Pular para o conteúdo principal

"MECA DO SUL DE MINAS"

Para a religião islâmica, Meca, na Arábia Saudita, a cidade natal de Maomé, é a cidade prometida para onde todo seguidor da doutrina deve rumar ao menos uma vez na vida. Num sentido mais mundano, Pouso Alegre passou a ser o destino de peregrinos dispostos a investir. É o que afirmou o jornal Estado de Minas na edição de segunda-feira, 21. 
Na reportagem em que repercuti um levantamento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), que revela como os investimentos no Sul de Minas ajudaram a sustentar os indicadores da indústria mineira, a publicação mais importante do estado afirma que Pouso Alegre é uma das grandes responsáveis pelo resultado. Na matéria, a repórter Marta Vieira sugere para o município a alcunha de "Meca do Sul de Minas", em referência à série de empreendimentos que a cidade atraiu nos últimos anos.

O estudo feito pela FIEMG foi motivado pela desaceleração industrial em Minas. A instituição cruzou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); das exportações medidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Conforme esses indicadores, a FIEMG mapeou ilhas de excelência no estado que, a despeito do fraco desempenho econômico do país, mantêm o dinamismo, em especial, do setor produtivo. Nesse quesito, com a atração de R$ 1,8 bilhão para seu parque industrial nos últimos três anos, Pouso Alegre foi elencada como uma dessas ilhas de excelência. Talvez com os indicadores mais robusto de todos.

É na acentuada geração de empregos formais que fica mais evidente o dinamismo econômico da cidade. Nos primeiros nove meses do ano, o município foi responsável por mais de um terço das 7,5 mil vagas criadas pela região no período. "Os dados são ainda mais animadores se você considerar que das novas vagas criadas na cidade este ano, mais de 80% foram requisitadas para os setores produtivo e de serviços. São setores que geram diqueza e fortalecem a economia", sustenta o prefeito Agnaldo Perugini (PT).

A continuar no ritmo atual, Pouso Alegre pode encerrar 2013 com um recorde histórico na geração de novas vagas. Em 2010, melhor ano para o mercado de trabalho municipal, 3,2 mil novas vagas foram criadas. Até setembro deste ano, a cidade já gerou mais de 2,5 mil empregos formais. "Nesse ritmo podemos chegar em dezembro com até 3,5 mi novas vagas", projeta o secretário de Desenvolvimento Econômico Raphael Prado.

Em marcha contrária ao desaquecimento econômico vivido pelo país, o Sul de Minas figura ao lado de regiões como a Zona da Mata e o Centro-oeste atesta a reportagem. Em comum, a capacidade de manter e gerar empregos explicam a situação das áreas mais dinâmicas do interior de Minas, observa o gerente de Economia e Finanças da Fiemg, Guilherme Veloso Leão. São os casos de Pouso Alegre, meca do Sul de Minas; Divinópolis, no Centro-Oeste; e Juiz de Fora, na Zona da Mata. Ainda de acordo com a reportagem "a reação das indústrias de alimentos, calçados, máquinas e produtos eletrônicos é que tem garantido a performance dessas regiões acima daquelas mais afetadas: o Vale do Aço mineiro e a Grande Belo Horizonte".
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...