O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT) esteve em Jaguariúna (SP), onde participou da abertura da oitava edição do Seminário Trens Turísticos do Brasil. Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal assinou um convênio de viabilidade técnica para a retomada do trem turístico em Poços de Caldas, no Sul de Minas.
O evento no município do interior paulista contou com a presença do assessor especial do Ministério do Turismo, Gonzalez Aves, que apresentou uma palestra sobre a importância do segmento no país. Na ocasião, ele também se colocou à disposição do prefeito Eloísio para a retomada do trem turístico em Poços.
Eloísio também fez questão de destacar a importância desta atração para Poços de Caldas. “O trem turístico faz parte da história de Poços de Caldas e sempre representou o desenvolvimento da cidade. Acredito que a reativação é fundamental para o desenvolvimento do turismo no município”, disse.
Também participaram do evento profissionais especializados em turismo e em transporte sobre trilhos. O secretário municipal de Turismo Rômulo Vilela Filho e o vereador Flávio Faria também estiveram no encontro.
Trens turísticos
O Ministério do Turismo já investiu, desde 2004, cerca de R$ 20 milhões na implantação de trens turísticos e na recuperação de estações e trechos ferroviários, um segmento que ajuda a preservar o patrimônio histórico ferroviário e movimenta o turismo brasileiro. Dos 54 contratos de obras de infraestrutura, 29 já foram concluídas e o restante está em andamento. São 33 trens turísticos em operação, todos na Região Sul e Sudeste do País.
O Brasil tem hoje 18 ferrovias regionais que somam 22 mil quilômetros em 19 estados. O uso da malha ferroviária ajuda a gerar emprego e renda, promove a integração regional e diminui a ociosidade de trechos ferroviários. Segundo o inventário da Rede Ferroviária Federal, são 115 locomotivas e 222 carros transportando passageiros pelo País. Mesmo desativadas, algumas estações ferroviárias atraem turistas e funcionam como polos culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário