Pular para o conteúdo principal

MILTON NASCIMENTO SE UNE A CAPITAL E CIDADE NEGRA PARA CELEBRAR OS 106 ANOS DA UFLA

Milton Nascimento, o Bituca, se prepara para desembarcar em Lavras com canções que relembram momentos áureos da canção popular brasileira
As universidades públicas brasileiras são instituições criadas para atender às necessidades do país. Estão distribuídas em todo o território nacional e em toda a sua existência sempre estiveram associadas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e político da nação, constituindo-se em espaços privilegiados para a produção e acumulação do conhecimento e a formação de profissionais cidadãos. 

Nos últimos anos, a Universidade Federal de Lavras tem preparado em seu aniversário, uma programação que busca envolver não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade de Lavras e de toda a região. Entre os meses de agosto de setembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), atinga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) irá comemorar seus 106 de fundação. 

E fortalecendo a relação com a sociedade, o reitor professor José Roberto Scolforo e a equipe de gestão, trabalharam intensamento para oferecer três grandes shows, que acontecerão no Estádio da Universidade Federal de Lavras. No dia 29 de agosto, a banda Cidade Negra, com seu reggae brasileiro, vem coroar a abertura do aniversário da UFLA. Já no dia 2 de setembro, os brasilienses do Capital Inicial prometem embalar o público com seu rock brasileiro. Já no dia 4 de setembro, Milton Nascimento, o "Bituca", encerra em grande estilo a programação de shows no Estádio da UFLA.

A entrada nos shows, assim como acontece todos os anos, deverá ser mediante a troca de produtos não perecíveis, que serão doados às entidades filantrópicas de Lavras e região. Em 2012, foram arrecadados 4.409 quilos de alimentos não perecíveis. Já em 2013, foram arrecadados em torno de 25 mil quilos de alimentos não perecíveis, mais de três mil pacotes de fraldas geriátricas e aproximadamente duas mil latas de leite em pó. E este ano, a meta é superior este número.

Troca de ingressos
A entrada nos shows será mediante a troca de produtos não perecíveis, que serão doados às entidades filantrópicas de Lavras e região. Para retirar o ingresso, basta levar os produtos (confira a relação abaixo) ao anfiteatro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), no Câmpus Histórico, a partir do dia 11 de agosto (segunda-feira), das 8 às 11 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas.

Será necessária a apresentação de documento para a retirada dos ingressos e cada pessoa poderá retirar o limite de cinco ingressos para cada show.

2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá e trigo) = 1 ingresso
Fralda geriátrica = 3 ingressos
Lata de leite em pó = 2 ingressos

Os participantes do Simpósio Internacional do Agronegócio (Sin-AGRO) receberão ingressos para o show do Capital Inicial, dia 2, juntamente com o material do evento.

Semana de Ciência, Cultura e Arte
No dia 29 de agosto será aberta oficialmente a Semana de Ciência, Cultura e Arte, evento em comemoração ao aniversário da UFLA, a antiga e tradicional "Semana Esaliana". 

Este período que vai de 29 de agosto a 7 de setembro, congrega vários eventos alusivos a essa data, dos quais dois são voltados exclusivamente para os alunos: o Jubileu de Ouro e de Prata e o Jantar do ex-aluno. Além disso, também acontecerá o Simpósio Internacional do Agronegócio. 

A abertura oficial da semana em comemoração aos 106 anos de existência da ESAL/UFLA, acontece às 08 horas do dia 29 de agosto, no Pátio da Reitoria. Depois, às 10 horas, ocorre o Culto Ecumênico na Capela da universidade. A programação completa das atividades da Semana de Ciência, Cultura e Arte será divulgada em breve pela universidade.

Cidade Negra
O Cidade Negra é uma banda brasileira de reggae, com outras influências, como soul e o pop rock. Formado por Toni Garrido, Bino Farias e Lazão. O grupo surgiu na Baixada Fluminense em 1986. Foi tudo uma questão de fé. O pai de Bino tocava violão e sua mãe cantava em um coral de uma igreja local. Bino era também frequentador assíduo do lugar e foi lá que conheceu Da Gama e Lazão, e com eles formou o grupo Novo Tempo. O trio tinha uma missão simplória: tocar num festival da igreja. Em 1983 com a entrada de Bernardo Ras surgiu o Lumiar (primeiro nome da banda). 

Os jovens eram abastecidos pela paixão em comum pelo ritmo jamaicano, Bob Marley, em especial, pela música brasileira como Tim Maia e pelo funk e soul dos anos 1970, além de grandes clássicos do rock como Led Zeppelin. Foi dessa junção de estilos, que sairia o som único e inconfundível do Cidade Negra.

O ano de 1994 foi um ano de transição para o grupo. Toni Garrido ex-vocalista da Banda Bel (uma banda de samba, funk e soul) substituiu Ras Bernardo nos vocais do grupo e logo mostrou a que veio, imprimindo seu toque nas novas composições. Juntamente com o experiente Liminha, agora na produção, o som do grupo tornou-se mais diversificado, mais pop, mas sem se perder das raízes do reggae e dos temas sociais.

Capital Inicial
Brasília é a cena, 1982 é ano. Os irmãos Fê Lemos na batera e Flávio Lemos no baixo plantavam a semente inicial da banda. Dinho assumiria os vocais em 83, e em junho deste ano o Capital dava seus primeiros passos, sem volta, rumo ao espaço reservado àqueles que vivem pelo Rock. No sul e no sudeste todos começam a conhecer os três roqueiros de Brasília. 

Com o reconhecimento e o sucesso crescentes, em 1984 a banda assina seu primeiro contrato e se mudam para São Paulo no inicio de 1985, para lançar seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo “Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero”. Em seu caminho a banda assume novas formações. Pessoas passam, outras ficam, outras retornam. Yves Passarel se junta ao grupo em 2002, assumindo a guitarra neste novo trecho da atual estrada do Capital.

Milton Nascimento
Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção "Travessia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967. Tem como parceiros e músicos que regravaram suas canções, nomes como: Wayne Shorter, Pat Metheny, Peter Gabriel, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina. 

Em 1998, ganhou o Grammy de Best World Music Album in 1997. Foi nomeado novamente para o Grammy em 1991 e 1995. Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.

Também conhecido pelo apelido de Bituca, nasceu no Rio de Janeiro, filho de Maria Nascimento, uma empregada doméstica muito humilde, que foi mãe solteira. Tentou criar Milton, o registrou e o levou para a casa dos patrões, mas foi demitida e viu que não poderia criá-lo tamanha miséria a qual vivia. Sofrendo muito, entregou o filho para um casal rico criar. Milton, então, foi adotado. 

Sua mãe adotiva, Líliam Silva Campos, era professora de música. O pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, antes dos dois anos e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade.

Gravou a primeira canção, Barulho de trem, em 1962. Em Três Pontas, integrava, ao lado de Wagner Tiso, o grupo W's Boys, que tocava em bailes. Mudou-se para Belo Horizonte para cursar Economia, onde, tocando em bares e clubes noturnos, começou a compor com mais frequência; datam dessa época as composições Novena e Gira Girou (1964), ambas com Márcio Borges.

Na pensão onde foi morar na capital, no Edifício Levy, Milton conheceu os irmãos Borges, Marilton, Lô e Márcio. Dos encontros na esquina das Ruas Divinópolis com Paraisópolis surgiram os acordes e letras de canções como Cravo e Canela, Alunar, Para Lennon e McCartney, Trem azul, Nada será como antes, Estrelas, São Vicente e Cais. Aos meninos fãs do The Beatles e do The Platters vieram juntar-se Tavinho Moura, Flavio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Toninho Horta. 

Em 1972 a EMI gravou o primeiro LP, Clube da esquina, que era duplo e apresentava um grupo de jovens que chamou a atenção pelas composições engajadas, a miscelânea de sons e riqueza poética. O Clube da esquina escreveu um dos mais importantes capítulos da história da MPB. Chamou a atenção dos músicos brasileiros e estrangeiros, dada a sua ousadia artística e criatividade inovadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.