Como parte do Plano de Operações desenvolvido pela 54ª Companhia de Polícia Militar em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Lavras (Acil), sediada em Lavras, no Sul de Minas, está sendo entregue a todos os comerciantes da cidade uma cartilha com dicas de segurança, que tem como objetivo implementar ações preventivas para evitar crimes como furto e roubo em estabelecimentos comerciais.
A medida visa antecipar as ações de prevenção elaboradas para o final de ano, em que aumenta substancialmente o fluxo de pessoas no comércio, o volume de dinheiro nos caixas, bem como as práticas delituosas.
A cartilha traz ainda as vantagens de ser participante da Rede de Comerciantes Protegidos, que é um projeto desenvolvido especialmente para o comércio, por meio do estabelecimento de uma rede de vigilância mútua que oferece assistência em tempo integral aos participantes, repasse de informações e dicas de segurança por meio de aplicativos como whatsapp, que divulga de rápida e fidedigna as notícias de interesse da rede, como características de indivíduos em atitude suspeita.
Lavras já é uma das cidades mais perigosas do interior de Minas Gerais. Em um comparativo destes cinco últimos meses do ano (maio, junho, julho, agosto e setembro) é possível verificar que o número de roubos consumados, considerados crimes violentos, apresentou uma elevação, seguido de dois meses apresentando os mesmo números e agora em setembro, houve um acréscimo. Em maio e junho foram 6 casos, contra 7 casos em julho e agosto e, agora 8 em setembro. Somente nos 11 meses deste ano, 12 pessoas já foram assassinadas na cidade.
Comentários