A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) conquistou o bicampeonato e o tetracampeonato na 15ª Maratona de Programação Algar, realizada no Centro Universitário do Triângulo (Unitri), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
O evento, que objetivou o descobrimento de novos talentos para o grupo Algar Telecom, contou com a participação de 165 alunos da Unifei, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Unitri, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IF Triângulo), Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) – Campus Muzambinho.
Diferentemente da Maratona de Programação, na qual são formadas equipes de três alunos, essa competição é individual.
A disputa teve exercícios em que os competidores tiveram que entender os problemas computacionais, descobrir os mais fáceis, programar, testar e enviar a solução para aprovação dos juízes da prova. Alguns problemas exigiram apenas compreensão, outros demandaram conhecimentos de técnicas mais sofisticadas, e alguns foram difíceis de resolver.
O vencedor foi quem acertou o maior número de problemas em menor tempo.
A Unifei foi representada na competição por 14 alunos. O estudante do curso de Ciência da Computação, Thiago Carvalho Pinto, foi o vencedor, conquistando o bicampeonato e o tetracampeonato para a Universidade.
No início das provas, o aluno José Wagner de Andrade Júnior estava na liderança, mas devido a problemas de correção dos exercícios, Thiago assumiu a frente.
A Unifei ficou em primeiro, segundo e terceiro lugares, o quarto e quinto lugares foram conquistados pela UFU, e o sexto lugar ficou a IF Sul de Minas.
O professor Roberto Affonso, que acompanhou a equipe da Unifei, disse que “mesmo com todos os problemas que tiveram nessa viagem de 12 horas de ida e 12 horas de volta, os alunos se destacaram. Os professores João Paulo Rodrigues Leite e Edmilson Marmo Moreira, são os responsáveis pelas competências adquiridas pelos alunos".
O professor Roberto Affonso agradeceu a Reitoria da Unifei; ao professor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), Kleber Roberto da Silva Santos; ao diretor do Instituto, professor Paulo César Crepaldi; ao vice-diretor, professor Luiz Lenarth Gabriel Vermaas; as secretárias Marilia Barra e Anneliese Elainny de Souza, que são apoiadores da Maratona de Programação da Unifei.
Clique aqui para conferir o placar detalhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário