Pular para o conteúdo principal

APÓS REUNIÃO COM DIEGO ANDRADE E CHEREM, LAFAYETTE ANDRADA FILIA-SE AO PSD

Pelo menos 14 deputados mudam filiação durante prazo legal.
PMDB foi o partido que mais cresceu na ALMG, passando de 10 para 13 parlamentares

O presidente do PSD Minas, deputado federal Diego Andrade, junto ao deputado estadual Fábio Cherem durante a filiação de Lafayette Andrada na legenda

Terminou, no último dia 18, o prazo para mudança de filiação partidária criado pelo Congresso por meio da Emenda Constitucional 91, a chamada “janela” eleitoral. 

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ao menos 14 parlamentares trocaram de legenda nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda, proveniente da Proposta de Emenda à Constituição 113/15.

Vale lembrar que não há prazo para os parlamentares informarem ao Plenário da Assembleia a mudança efetivada. Nos casos em que isso ainda não aconteceu, as trocas foram confirmadas pelos gabinetes dos parlamentares.

Na Assembleia, o partido que mais cresceu com a janela eleitoral foi o PMDB. Ele passou de 10 para 13 parlamentares, com a filiação de Thiago Cota (ex-PMB), Douglas Melo (ex-PSC) e Isauro Calais (ex-PMN). Outros três partidos ganharam dois deputados. 

Filiaram-se ao PV: Arlete Magalhães e Glaycon Franco (ambos eram do PTN). Filiaram-se ao PSD: Leandro Genaro (ex-PSB) e Lafayette de Andrada (ex-PMB). 

O outro partido que aumentou sua bancada em duas cadeiras é o PSB, que perdeu um parlamentar mas ganhou três: Roberto Andrade (ex-PTN), Emidinho Madeira (ex-PTdoB) e Deiró Marra (ex-PR).

Com as mudanças, alguns partidos deixaram de ter representação na Assembleia. É o caso do PTN, que perdeu seus três deputados (Arlete Magalhães, Glaycon Franco e Roberto Andrade), do PMB (que perdeu Lafayette de Andrada e Thiago Cota), e do PMN, que perdeu seu único integrante, Isauro Calais.

O deputado estadual, Leandro Genaro, durante sua filiação ao PSD com a presença dos deputados estaduais Cássio Soares, Duarte Bechir, Fábio Cherem e Doutor Wilson Batista, além do amigo e também deputado Lafayette Andrada

Lafayette Andrada tomou a decisão e filiou-se a sigla no dia 14, durante reunião com o presidente estadual, deputado federal Diego Andrade, e o deputado estadual Fábio Cherem.

“O trabalho em favor de Minas vai continuar. O PSD é um partido de ideais consistentes e que vão ao encontro de todos os meus atuais projetos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sinto orgulho de fazer parte, agora, dessa legenda”, deputado estadual Lafayette Andrada.

O deputado Elismar Prado confirmou sua desfiliação do PT, que reduziu sua bancada de dez para nove deputados. No entanto, ele ainda não se filiou a outro partido.

De acordo com a Emenda 91, o parlamentar que se desfiliar no período determinado (18/2/16 a 18/3/16) não perderá seu mandato eletivo. 

Fora desse prazo, considera-se que a vaga pertence ao partido. A norma federal também determina que a desfiliação ocorrida durante a janela não será considerada para fins de distribuição de recursos do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.

A PEC 113/15 fazia parte de uma proposta mais ampla de reforma política, que incluía, entre outras coisas, o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito. 

Um acordo de líderes, no Congresso, permitiu desmembrar e aprovar a janela eleitoral.


Parlamentares da ALMG que mudaram de partido entre 18/2/16 e 18/3/16:
Parlamentar
Partido antigo
Partido atual
Arlete Magalhães *
PTN
PV
Glaycon Franco
PTN
PV
Douglas Melo
PSC
PMDB
Thiago Cota
PMB
PMDB
Isauro Calais
PMN
PMDB
Leandro Genaro
PSB
PSD
Lafayette de Andrada
PMB
PSD
Léo Portela
PR
PRB
Roberto Andrade
PTN
PSB
Felipe Attiê *
PP
PTB
Missionário Márcio Santiago *
PTB
PR
Elismar Prado *
PT
Sem partido
Emidinho Madeira *
PTdoB
PSB
Deiró Marra
PR
PSB
* Mudança de filiação foi confirmada pelo gabinete mas não foi comunicada ao Plenário da ALMG até 21/3/16.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.