Pular para o conteúdo principal

MPMG PROPÕE AÇÕES CONTRA EX-PREFEITA E O MUNICÍPIO POR FALTA DE LICITAÇÃO EM CARMO DO RIO CLARO

Ações requerem condenação também de um advogado e de um representante do escritório de advocacia contratado sem licitação

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou em Ação Penal um advogado e uma ex-prefeita de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. Ambos são alvo também de uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, juntamente com o município e com o escritório de advocacia contratado sem licitação, em abril de 2014, para prestar serviços de assessoria jurídica ao Poder Executivo municipal, durante 10 meses, por R$ 80 mil, o que motivou as duas ações.

O MPMG requer na Ação Penal a condenação nas sanções do artigo 89 da Lei 8.666/93 e nos artigos 29 e 321, parágrafo único, do Código Penal.

Na Ação Civil Pública, o MPMG requer que sejam anulados o contrato e todas as despesas dele decorrentes. Requer também -, caso seja verificada a lesão financeira ao erário, com enriquecimento ilícito -, que os envolvidos sejam condenados à perda dos valores acrescidos ao patrimônio, ao ressarcimento integral do dano, à suspensão dos direitos políticos, ao pagamento de multa de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e à proibição de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais.

Por meio do Inquérito Civil nº 0693.16.000215-2, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Carmo do Rio Claro apurou que a ex-prefeita e o advogado contrataram o escritório de advocacia sem qualquer critério objetivo, configurando dolo e engajamento pessoal, desde a eleição até a efetiva contratação.

A Promotoria de Justiça apurou ainda que o município já possuía estrutura jurídica com os cargos de procurador-geral do Município e de consultor jurídico e com dois cargos de assessor jurídico, todos de livre provimento e “mais que suficientes ao pleno atendimento das consultas, das emissões de pareceres, das orientações e das demandas judiciais próprias da rotina administrativa”.

Conforme destaca na ACP o promotor de Justiça Cristiano Cassiolato, “referido procedimento de inexigibilidade, pautado exclusivamente pela “confiança” da ordenadora de despesa –, sem orçamento, sem estudo de compatibilidade de preços com o mercado, sem qualquer marca de singularidade na prestação dos serviços ou de notória especialização por ele exigida –, tramitou com a agilidade ímpar e própria dos verdadeiros direcionamentos”.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho