quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

GORILAS DO ZOO DE BH ESTÃO GRÁVIDAS DE NOVO


Agora é oficial: as duas fêmeas de gorila-da-planície-ocidental (Gorilla gorilla gorilla) que vivem no Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) estão grávidas. 

A previsão é de que Lou Lou e Imbi, que em 2014 deram à luz os gorilas Sawidi e Jahari – primeiro caso de procriação da espécie em um zoológico da América do Sul – tenham novos filhotes no primeiro semestre deste ano.

A notícia é bastante animadora, uma vez que a espécie é considerada ameaçada de extinção e está incluída em um programa internacional de conservação. 

A confirmação de que as gorilas estão novamente grávidas demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Zoológico de BH. 

“Trabalhamos em equipe. Temos a consciência de que a conservação ambiental depende de esforços conjuntos. Estamos muito felizes com essa notícia”, destaca o presidente interino da Fundação Zoo-Botânica, Homero Brasil.

As gestações foram confirmadas por meio da repetição de exames de urina, que já tinham sido feitos inicialmente no final do ano passado, depois que biólogos e tratadores notaram algumas mudanças de comportamento em uma das fêmeas.

De acordo com a bióloga da Seção de Mamíferos da FZB-BH, Vivian Fraiha, mesmo com a gravidez, a rotina das fêmeas, no que diz respeito à dieta e ao manejo, será mantida. 

“O que evitamos neste momento é o estresse. Sendo assim, não alteramos os procedimentos adotados. Somente acompanhamos para que tudo possa ser o mais natural possível”, esclarece.

A equipe da FZB-BH, formada por biólogos, veterinários e tratadores de animais, está preparada para o caso de alguma eventualidade. 

“Desde a primeira gravidez de Lou Lou e Imbi traçamos um plano de ação que incluia diversos procedimentos que pudessem ser adotados caso acontecesse um parto complicado ou algum problema com o filhote. Mas tudo correu perfeitamente e não precisamos adotar nenhuma medida emergencial. Esperamos que desta vez seja assim também”, explica Vivian.

Família de gorilas
Leon, Imbi, Lou Lou, Sawidi e Jahari formam hoje uma família que está sempre cercada pelo carinho dos visitantes do Zoológico de Belo Horizonte. 

Nascidos na capital mineira em 2014, os filhotes interagem bastante com os pais e sempre fazem a alegria das crianças que visitam a instituição. 

Os animais adultos são provenientes de outras instituições: as fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido (Zoológico Howletts – Fundação Aspinall) e o macho Leon, nascido em Israel, veio de Tenerife, na Espanha (Zoo Loro Parque).

O empréstimo dos animais somente foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês) e depois da obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.

Informações gerais:

Imbi
Nascimento: 2000
Quando chegou a Zoo-Botânica: 2011
Origem: Reino Unido

Leon
Nascimento: 1998
Quando chegou a Zoo-Botânica: 2013
Origem: Espanha

Lou Lou
Nascimento: 2004
Quando chegou a Zoo-Botânica: 2013
Origem: Reino Unido

Sawidi
Nascimento: 5 de agosto de 2014 
Pais: Lou Lou e Leon
Origem: Belo Horizonte / Brasil

Jahari
Nascimento: 10 de setembro de 2014 
Pais: Imbi e Leon
Origem: Belo Horizonte / Brasil

Nenhum comentário: