quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

MOSTRA RELEMBRA HISTÓRIAS DO CARNAVAL DE BH


A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som, promove de 1º a 5 de fevereiro, no MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias), a mostra “Imagens e Sons do Carnaval e do Samba de Belo Horizonte”. 

A programação inclui a exibição de documentários e curtas-metragens, rodas de conversa, lançamento de site e ensaios abertos de blocos de rua. A iniciativa, inédita na cidade, tem o apoio da Belotur. A programação completa está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br e a entrada é gratuita.

Com curadoria do historiador e realizador Marcos Maia e do museólogo e jornalista Victor Louvisi, “Imagens e Sons do Carnaval e do Samba de Belo Horizonte” propõe a discussão sobre os acervos audiovisuais de carnaval e samba da cidade.

Entre os destaques do evento, estão as rodas de conversa com convidados que se destacaram nos carnavais de Belo Horizonte. Logo no primeiro dia, um dos ícones do samba belo-horizontino, Mestre Conga, participa de um bate-papo sobre histórias do carnaval da cidade.

Durante os cinco dias de evento, o MIS Cine Santa Tereza exibe uma série de documentários e curtas-metragens. Entre eles, estão o documentário “Roda”, de Carla Maia e Raquel Junqueira; “Mestre Conga, o Inconfidente do Samba”, de Chiquinho Matias; e “Coisa Nossa”, de Carlos Canela.

Segundo a gestora do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, Siomara Faria, o evento segue a missão do MIS-BH de divulgar o acervo do museu, garantir a conservação da memória audiovisual da cidade, o registro e o acesso ao público. 

“Boa parte dos filmes exibidos utilizou o acervo da instituição, além de colaborar com discussões sobre o carnaval em franco processo de revitalização”.

Nenhum comentário: