terça-feira, 13 de junho de 2017

CAMPO DO MEIO SEDIA ENCERRAMENTO DA JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA


Na manhã do último sábado, 10, aconteceu no município de Campo do Meio o encerramento da 4ª Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA) do Sul de Minas Gerais, iniciada em Machado. 

Estiveram presentes docentes e estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), campus Alfenas e Varginha), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Machado e Inconfidentes, além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros parceiros da região.

O evento aconteceu na escola que ao lado da antiga Usina Ariadnópolis, área concedida ao MST por decreto do governo de Minas Gerais. 

Ao redor daquela área encontram-se 10 áreas de acampamento e duas áreas de assentamento da reforma agrária, nas quais vivem 500 famílias que estão em processo de desenvolvimento, com projetos governamentais que prevêm o fornecimento de energia elétrica, água encanada e apoio a projetos de produção de alimentos. 

Ali funciona a escola Eduardo Galeno, uma escola do MST com uma turma de alfabetização de adultos e outra de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 7º ano, com mais de 70 educandos. 

Durante as atividades aconteceu uma Marcha em Trilha Ambiental, passando pela entrada da antiga usina, seguindo para o acampamento Irmã Dorothy, chegando ao assentamento Nova Conquista 2, onde se localiza o viveiro de mudas para reflorestamento que foi batizado de “Terra de Quilombo”. 

Na ocasião foi feito o lançamento do projeto “RADAR Semeando Agrofloresta”. Que tem o intuito de trabalhar junto aos assentados e acampados de todo o estado, as agroflorestas, e o processo de reflorestamento. 

Essa é uma iniciativa que conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Governo do Estado e o Centro de Formação Francisca Veras, que tem como meta até o final de 2018 produzir 700.000 mil mudas.


Houve durante o dia uma experiência de trabalho no local, e um almoço coletivo. Desse modo, mais de 100 estudantes das várias universidades e institutos puderam conhecer, por meio da vivência, as pessoas, a geografia e a realidade da reforma agrária em Minas Gerais. 

com assessoria

Nenhum comentário: