Pular para o conteúdo principal

ESTREANTE EM 2017, BLOCO "QUE MARIO?" PROMETE AGITAR O CARNAVAL DESTE ANO EM BELO HORIZONTE

Construído de maneira espontânea e horizontal, o bloco foi planejado para compor um grupo de 100 amigos. A estreia, entretanto, contou com um público de mais de 6 mil pessoas

O bloco “QUE MARIO?”, o Mario escrito assim sem acento mesmo, nasceu da interseção duas paixões compartilhada por vários amigos carnavalescos: a festa de caráter popular mais famosa do Brasil e a nostalgia da cultura geek. 

Belo Horizonte é uma cidade linda que tem tradição muito forte em eventos culturais. Desde o reflorescimento do Carnaval de rua na cidade em 2009, a capital mineira tem conquistado cada vez mais projeção e se consolidou como destino turístico de foliões por todo o país. 

Isso se dá graças ao engajamento da população em resgatar suas tradições e identidades locais, BH se orgulha em apresentar uma festa diversa, inclusiva e autêntica.

Estreante em 2017, o bloco QUE MARIO? trouxe aos foliões uma experiência lúdica e festiva para um público que tem muita criatividade e ótimas referências culturais, mas que tradicionalmente não frequentava o carnaval de rua. 

"O bloco foi idealizado para celebrar nossas lembranças mais queridas da juventude. Toda a nossa temática, as propostas de fantasia e nosso repertório fazem referência à memória afetiva que permeia a cultura pop dos games, filmes, da literatura e histórias em quadrinhos. Nossa intenção é compartilhar do espírito festivo na cidade com música, festa, deboche e muita criatividade. Aqui a gente brinca com o universo fantástico que mexe com a nossa bagagem pessoal. Nós celebramos o saudosismo de uma época que todos guardam e compartilham memórias com muito carinho", destaca o produtor da agremiação carnavalesca, Darlan Carling Von Dollinger.

Ainda de acordo com o produtor, apesar do nome fazer alusão direta ao encanador italiano mais famoso do mundo, o bloco não se limita ao universo dos jogos e constantemente desafia o público a reinventar suas fantasias, trocar experiências entre si e expandir seus horizontes culturais. 

"Nós abraçamos a diversidade e somos representados por todos os públicos. A gente não tolera qualquer forma de discriminação motivada por idade, gênero, etnia, orientação sexual, religião ou condição econômica", ressalta Darlan Carling. 

A concentração de estreia em 2017 aconteceu no sábado de Carnaval (25 de fevereiro), às 13h, na Praça da Liberdade, na Savassi. 

Com o cortejo iniciado às 15h seguindo para o coreto do Parque Municipal, onde a festa se encerrou às 17h. Construído de maneira espontânea e horizontal, o bloco foi planejado para compor um grupo de 100 amigos. A estreia, entretanto, contou com um público de mais de 6 mil pessoas. 

O público excedeu em muito a expectativa da dos organizadores, o que trouxe consequências indesejadas como um número insuficiente de músicos compondo a banda. Ainda assim, apesar dos imprevistos, o primeiro desfile foi sucesso de avaliação do público e de imprensa, com potencial de desfile ainda maior e melhor elaborado em 2018. 

Mantendo as tradições em 2018, o desfile da agremiação carnavalesca ocorrerá no sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, durante o dia. Com a concentração e dispersão na Praça da Liberdade, percorrendo ruas no centro. 

Com expectativa de público ainda maior para 2018, as articulações para a realização do bloco já começaram. Já dizia o tio de um amigo: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, afirma o produtor do Que MARIO?, Darlan Carling Von Dollinger.

Os ensaios de músicos de percussão e sopro já estão programados para começar, o cadastro já foi finalizado com a Belotur e concluímos as negociações com os órgãos e entidades responsáveis pela infraestrutura necessária para a manifestação cultural. 

Colocamos o chapéu e penteamos o bigode, prontos para salvarmos o dia novamente! O nosso bloco pertence a todos e é movido pela paixão que os nerds têm em comum, nós compartilhamos as alegrias e responsabilidades da festa de maneira colaborativa", enfatiza Darlan Carling. 

Os membros carnavalescos são corresponsáveis pela confecção de materiais, ensaios da banda, divulgação das mídias e organização das atividades. O bloco não tem fins lucrativos e todos os membros trabalham como voluntários. 

Darlan Carling destaca que as pessoas interessadas em conhecer as iniciativas podem acompanhar o grupo aberto de participação no Facebook, além de acompanhar a produção de conteúdo da comunidade em nossos perfis no YoutubeTwitter, Instagram e  Facebook

As empresas podem prestar apoio à atividade, ajudando no custeio de regentes, material de decoração e equipamentos musicais. O bloco, em contrapartida, se compromete em desenvolver ações orgânicas e não invasivas para o público, promovendo posicionamento, identificação, interação e resultados. 

Em 2018 o bloco conta com o apoio da cerveja Amstel, a cerveja oficial do bloco.

Serviço
Ensaios abertos
Todas as terças-feiras às 20:00
Entrada gratuita

16/01 – Praça da Liberdade
23/01 – Granfinos
30/01 – Granfinos
06/02 – Granfinos

Desfile
Data: Sábado - 10/02
Local: Praça da Liberdade
Horário: concentração às 13h - dispersão às 18h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/