Pular para o conteúdo principal

PROCON SE POSICIONA CONTRA A COBRANÇA DE PIZZA DE DOIS SABORES COM PREÇO DA MAIS CARA


Cobrança deve ser feita pela média de preços dos dois sabores

O Procon de Poços de Caldas, no Sul de Minas, publicou, na última terça-feira, 16, uma Nota Técnica na qual se posiciona contra a cobrança do maior valor quando o consumidor pede uma pizza com dois sabores (meio a meio). Agora, ao pedir dois sabores/tipos em uma mesma pizza, o comerciante deve cobrar pelo preço médio.

Os estabelecimentos comerciais como pizzarias, restaurantes e lanchonetes têm 30 dias para se adequarem à norma. A partir de 16 de fevereiro, em caso de descumprimento da regra, o consumidor pode requerer a emissão da nota fiscal, constando o pagamento pelo valor mais alto da pizza e registrar a reclamação no Procon.

“O estabelecimento que estiver descumprindo a Nota Técnica pode ser autuado e o valor pago a maior será devolvido ao consumidor em dobro”, explica a assessora jurídica do órgão de defesa do consumidor, Fernanda Soares.

O Procon considera excessiva a cobrança pelo preço da pizza mais cara, na medida em que o consumidor solicita produto misto mas tem sido obrigado a pagar o preço mais alto quando, na verdade, deveria ser aplicada a média de preço, ou seja, a soma dos dois tipos/sabores e a posterior divisão por dois.

Pela Nota Técnica, assinada também pelo coordenador geral do Procon, Fábio Camargo de Souza, o cliente realiza o pedido de pizza meio a meio com autorização do estabelecimento que, ciente das condições de confecção, torna possível a solicitação.

O Procon vai informar o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Poços de Caldas, a Associação de Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Similares e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas (ACIA) sobre o conteúdo da Nota Técnica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.