Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE COM MAIOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A troca de mais de 7 mil lâmpadas deve ser finalizada em maio no campus da UFLA

Mais de 28 mil lâmpadas LED e 30 novos condicionadores de ar serão instalados na Universidade Federal de Lavras (UFLA) ainda neste ano. 

Mais uma modernização no campus, que contribuirá para uma maior eficiência energética e uma economia anual de R$656.421,46.

Isso, devido a um projeto de desenvolvimento institucional, realizado por intermediação da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), que contemplou a UFLA em duas Chamadas Públicas 001/2016 e 001/2017 do Projeto de Eficiência Energética (PEE) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Com a aprovação desses dois projetos, ao total, haverá mais de 3 milhões de investimento no câmpus da UFLA, que viabilizará uma economia de 1.640,07 MWh/ano, ou seja, uma redução de R$656.421,46 anual na conta de energia da universidade.  

Esses equipamentos, com maior eficiência energética e luminosa, vida útil até 30 vezes maior, também não possuem adição de metais pesados em sua composição, assim como gases nocivos a atmosfera, reduzindo então os impactos ambientais.

Campus mais iluminado com as lâmpadas LED

O coordenador da energia elétrica da UFLA, professor Joaquim Paulo da Silva, que está à frente dos projetos destaca ainda que todos os equipamentos retirados de operação serão descartados e seus resíduos destinados e dispostos de maneira ambientalmente adequada conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Assim, após a coleta e a devida destinação, a empresa contratada deverá emitir um certificado de descarte ambiental, que será anexado ao relatório final do projeto.

Ao final da instalação dos novos equipamentos será realizada uma ação de treinamento e capacitação na UFLA, a fim de se conscientizar a comunidade acadêmica sobre o uso racional da energia elétrica e a importância da participação de cada um para o sucesso do projeto, tendo como público alvo os chefes dos departamentos de cada curso, bem como representantes dos estudantes e servidores.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, ressalta que a busca da Universidade é por reduzir custos e diminuir o impacto ambiental. 

“Cada um desses projetos significa uma redução em torno de 10% da conta anual da UFLA, visto que essas lâmpadas são mais econômicas, além disso, possuem maior durabilidade. E ainda teremos um maior compromisso ambiental, devido ao menor consumo de energia e poder de poluição. Assim, é possível diminuir a conta de energia da UFLA, com lâmpadas mais modernas e eficientes. Com o atual cenário nacional, é um recurso muito bem-vindo”. 

O reitor salienta ainda que devido à potência das lâmpadas LED o câmpus ficará mais iluminado, proporcionando maior segurança à comunidade.

Chamada 001/2016
Por meio desta chamada, a UFLA obteve o recurso de R$1.561.712,03, que possibilitará a instalação de 7.349 lâmpadas LED e 33 condicionadores de ar. Com essa mudança, haverá a retirada de 172,82KW de demanda no horário de ponta e economia de 759,06MWh em energia elétrica por ano. As instalações já iniciaram e a previsão de término é final de maio. 

Chamada 001/2017
A Chamada 001/2017 deverá iniciar a execução no segundo semestre deste ano, por meio da qual haverá a substituição de mais de 21 mil lâmpadas fluorescentes. O recurso financeiro é de R$ 1.737.866,13 e a economia será de 881,01 MWh em energia elétrica por ano. 

Projeto de Eficiência Energética
As concessionárias de serviços públicos de distribuição, transmissão ou geração de energia elétrica, as permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica e as autorizadas à produção independente de energia, devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de Projetos de Eficiência Energética, segundo regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia (Aneel).

Assim, a Cemig, por força das leis nº 9.991/2000; 11.465/2007 e 12.212/2010, tem por obrigação legal incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia elétrica. 

Para cumprimento desta determinação, anualmente são promovidos processos de Chamada Pública, abrindo a oportunidade de interessados proporem seus projetos de eficiência energética.

Para as instituições sem fins lucrativos, como a UFLA, os recursos disponibilizados pela concessionária são a fundo perdido, ou seja, a instituição recebe a verba para a implementação de todo o projeto de eficiência energética sem qualquer pagamento à concessionária. 

Um benefício que gera impacto social, para todos que utilizam os seus serviços, além de redução direta na despesa de energia elétrica e um incremento no seu ativo.  

UFLA dinamiza sua rede de energia elétrica
UFLA e Cemig também viabilizaram novos equipamentos para dinamizar a rede de energia elétrica no câmpus, com mais agilidade e confiança. Assim, é possível garantir uma energia sem oscilações na universidade.

Cabine, próxima ao Lavrastec

A cabine de medição, localizada próximo ao Parque Tecnológico de Lavras (Lavrastec), facilitou a distribuição da energia elétrica na UFLA. Agora, há alimentadores situados em mais locais e em distâncias menores.

Anteriormente, a alimentação era realizada através de um ponto apenas e percorria uma distância de até 16 quilômetros, passando por diversos bairros de Lavras antes de chegar à UFLA. Ou seja, caso ocorresse algum problema nesse trajeto, o fornecimento de energia elétrica na universidade era afetado. Com a nova cabine e o caminho otimizado, as chances de ocorrerem problemas diminuem. 

Também foram instalados religadores automáticos em três pontos, com a função de proteger sistemas elétricos de interrupções transitórias, ou seja, ao detectar que houve falha no fornecimento de energia de algum alimentador o religador impede que a energia seja interrompida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.