quarta-feira, 6 de junho de 2018

VIA CAFÉ GARDEN SHOPPING INVESTE EM AÇÕES VOLTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE

Conceito Garden, implantando nos shoppings do Grupo Tenco, visa a preservação e a conscientização do público quanto aos cuidados com o meio ambiente

Nesta terça-feira, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e uma das grandes preocupações do mundo contemporâneo é de manter e preservar o meio ambiente, minimizando os impactos negativos da ação humana sobre ele. 

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, o Grupo Tenco, administrador do Via Café Garden Shopping, em Varginha, no Sul de Minas, promove entre os seus empreendedores, fornecedores, lojistas e consumidores, a consciência ambiental.

“Despertar em nossos convidados e frequentadores habituais a consciência ambiental é um dos principais objetivos do Via Café Garden Shopping, porque sabemos do quanto esta questão é importante nos dias de hoje. Desta forma, construímos um centro de convivências autossustentável que gera ações e reações que preservam e valorizam o meio ambiente”, afirma o superintendente do Via Café Garden Shopping, Rafael Sena.

Concebido sob o tripé ‘Garden’ – ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável – o Grupo Tenco contempla atitudes sustentáveis em todas as suas ações, desde o desenvolvimento dos seus projetos, até o dia a dia dos empreendimentos. 

Ao criar o Conceito Garden, que faz parte do DNA do grupo e aparece nos nomes de seus shoppings, a empresa implanta e consolida as melhores práticas de gestão socioambiental.

O Via Café Garden Shopping possui o projeto de eficiência energética, onde foi desenvolvido um estudo detalhado sobre a melhor forma de utilizar a luz natural sem que haja redução na visibilidade dentro do shopping. 

Entre as soluções encontradas estão o uso de piso de cor clara e a instalação de vidros no teto, contribuindo de maneira positiva para entrada de luz e calor no empreendimento, otimizando a eficiência energética do mall.

O shopping também possui o sistema de ar condicionado inteligente, que adequa a velocidade dos ventiladores de renovação de ar à quantidade de pessoas dentro da edificação. Isso significa que, quanto mais pessoas no empreendimento, maior é a necessidade de renovação do ar e maior é a velocidade do ventilador.

Outra medida que tem o objetivo de preservar o meio ambiente é o estacionamento de bicicletas. No espaço há 51 vagas e o ciclista pode estacionar gratuitamente. O bicicletário contribui em incentivar a prática de atividades físicas e redução na emissão de poluentes.

Com o intuito de reduzir o consumo da água no empreendimento e fomentar a utilização sustentável e consciente desse recurso natural, desde 2017, o Via Café Garden Shopping tem realizado o reaproveitamento da água pluvial, dos drenos de ar condicionado, da descarga das torres e das drenagens das válvulas de governo e alarme do sistema de incêndio (VGA). 

A água captada e armazenada alimenta todo o sistema de irrigação dos jardins do centro de convivências, que possui 25 mil m² de área verde.

Além das iniciativas estruturais no empreendimento que culminam na preservação ao meio ambiente, o Via Café Garden oferece aos convidados o programa ‘Garden Arrecada’, uma ação destinada à arrecadação de óleo de cozinha, de pilhas e baterias usadas. 

O óleo de cozinha pode ser entregue em garrafas pet e as pilhas e baterias usadas devem ser depositadas nos coletores que se encontram no espaço ‘Garden Arrecada’, localizado ao lado do supermercado. Posteriormente, os produtos são descartados corretamente, por meio de parcerias com empresas especializadas, sem oferecer danos à natureza. 

O shopping também implantou, em parceria com a Prefeitura de Varginha, o Eco Ponto, área dentro do estacionamento equipada com lixeiras seletivas para coleta de papel/papelão, sucata de ferro, vidro e plásticos diversos.

“As ações ambientais fazem parte da rotina do Via Café Garden Shopping. Sabemos que é possível contribuir para uma sociedade melhor, por meio de iniciativas simples que têm a conscientização como foco principal e, para nós, é importante disseminar essa ideia entre todos os frequentadores do shopping”, afirma a gestora de Marketing, Mariana Zonta.

Dia Mundial do Meio Ambiente
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho de 1972, durante a Conferência de Estocolmo. 

A data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. 

A parir daí, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

por Luciana Trindade - da assessoria

Nenhum comentário: