domingo, 23 de dezembro de 2018

GUARDA MUNICIPAL DE POÇOS TERÁ AUMENTO NO EFETIVO


Na última sexta-feira, 21, pela manhã, na sede da Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, na estação Mogiana/Fepasa, foi comemorado os 25 anos da instituição. A corporação, criada em 1993 com pouco mais de uma dúzia de integrantes, deverá em 2019 ter o efetivo ampliado para 120 guardas, com a realização de concurso público para preencher 30 vagas. Atualmente são cerca de 80 GM’s no grupo.

O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), que participou do evento junto com boa parte dos membros da corporação. Também estiveram presentes, o secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, a secretária de Administração, Ana Alice de Souza, e o diretor da GM, Marcelo Gavião Bastos.

Sérgio comenta que há 18 anos não acontece concurso público para a GM e que a intenção é chegar a 200 agentes na corporação, que é o número permitido por lei. Na avaliação do prefeito, isto possibilitará uma maior descentralização das ações, com uso de postos avançados, em todas as regiões da cidade, e apoio de equipamentos de monitoramento por câmeras.

O prefeito lembra, também, que este ano a GM recebeu quatro novos veículos, todos equipados com acessórios necessários. Segundo ele, ainda, foi lançado também o ‘Poços Mais Segura’, um programa da prefeitura que marcou a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, formado por diversas secretarias.

Sérgio acrescenta que Poços está entre as cidades com menores índices de violência do país e que ações como estas são necessárias para ampliar mais ainda a segurança da população. O prefeito, que também completa 25 anos de serviço público este ano, diz que sempre acompanhou o trabalho da GM e que é um orgulho para a cidade ter uma corporação reconhecida nacionalmente como modelo de atuação.

Sansão afirma que a GM, nos últimos anos, ampliou a atuação junto sociedade. Conforme o secretário, a corporação que cumpria apenas o papel de proteger o patrimônio público, desde 2014 por força de lei federal atua também na prevenção de delitos, efetua prisões, organiza o trânsito e alimenta o Sistema Integrado de Defesa Social (Red’s) da Polícia Civil de Minas, com os próprios boletins de ocorrência (B.O).

O secretário diz que para realizar mais tarefas foi preciso organizar, equipar e adequar a atuação da GM. Ele antecipa, ainda, que para 2019 estão sendo programadas outras aquisições de veículos, também de coletes à prova de bala e equipamentos não letais como pistolas taser.

Bastos diz que a GM de Poços serviu de referência para a criação de outras corporações em cidades de Minas Gerais como Belo Horizonte, Betim, Varginha e Alfenas. De acordo com o diretor, em Poços atualmente há um equilíbrio de gênero e a instituição é composta por quantidade semelhante de homens e mulheres.

O diretor comenta que, desde 2007, a GM possui o próprio regulamento disciplinar, que determina direitos e deveres dos integrantes da corporação. 

Ainda, de acordo com ele, o grupo de Poços contribuiu com propostas para o marco regulatório aprovado em 2014, em nível nacional, para a atividade. “A norma que exige que o comando seja ocupado por membros da própria corporação é uma sugestão da GM local”, informou.

Nenhum comentário: