Pular para o conteúdo principal

AÇÕES INTEGRADAS REDUZEM NÚMERO DE ROUBOS EM ALFENAS


O trabalho em ações integradas da Secretaria Municipal de Defesa Social de Alfenas, no Sul de Minas, com apoio das Polícias Militar e Civil reduziu os números de roubos na cidade. Os dados oficiais foram divulgados através do Registro de Eventos de Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, apresentados nesta manhã do último dia 24. 

Os números registram uma redução nos roubos a transeunte, de veículos, e a estabelecimento comercial, nos últimos três anos da gestão pública, conforme aponta o gráfico de Incidência Criminal em Alfenas. Os números apresentados registram quedas acentuadas no período de janeiro de 2017 a agosto de 2019, a seguir:

1 - roubo a transeunte houve uma redução de mais de 68,5%
2 - roubo de veículo, a redução foi mais de 76,9%, e
3 - roubo a estabelecimento comercial, a redução chegou a 52,4%

Na soma geral o número de roubo em 2017 foi de 194, segundo os dados atuais houve uma redução expressiva de 134 roubos, sou seja 69%, no período apurado em agosto de 2019.

Os números indicam que o trabalho que está sendo feito com intensificação deve continuar e mostram que seguramente Alfenas está no caminho certo, onde a Prefeitura, através das diversas secretarias municipais, tem realizado variadas ações no campo da prevenção social, por meio dos programas sociais como: internação de usuários de drogas, câmeras de segurança inteligentes nas entradas da cidade, integração das forças de segurança, criação do Gabinete Integrado de Gestão, criação de programas preventivos como Cidade Escola e Escola da Vida, apoio às Polícias Civil e Militar, atuação exemplar das unidades operacionais das polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, presença ostensiva da Prefeitura junto às famílias carentes, convênio de R$ 1 milhão para recuperação de presos, apoio ao presídio, que levou metade dos presos a trabalharem, adequação e inauguração da nova Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Alfenas (APAC), sendo a medida o maior sucesso de recuperação de presos já experimentada no município.

clique na imagem para ampliar

A integração direta da Prefeitura com a Secretaria de Defesa Social também tem papel fundamental na redução dos índices de roubos no município, além dessa integração ter se fortalecido muito na área Integrada de Segurança Pública, em conjunto com as unidades operacionais de segurança, treinamento para manuseio de novas armas e tecnologias, dentre outras para deixar os guardas municipais mais bem preparados para qualquer ocorrência e minimizar também a violência na cidade.

Para o prefeito Luiz Antonio da Silva (PT) são estas as principais ações que fizeram com que a violência despencasse no município. Ainda tem violência, mas por exemplo, foi evitado o roubo de 200 carros no ano passado. 

“Ainda há muito o que fazer, mas, a inteligência, a integração e o compromisso social e preventivo foram os remédios eficazes”, ressaltou Luizinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...