terça-feira, 1 de outubro de 2019

AÇÕES INTEGRADAS REDUZEM NÚMERO DE ROUBOS EM ALFENAS


O trabalho em ações integradas da Secretaria Municipal de Defesa Social de Alfenas, no Sul de Minas, com apoio das Polícias Militar e Civil reduziu os números de roubos na cidade. Os dados oficiais foram divulgados através do Registro de Eventos de Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, apresentados nesta manhã do último dia 24. 

Os números registram uma redução nos roubos a transeunte, de veículos, e a estabelecimento comercial, nos últimos três anos da gestão pública, conforme aponta o gráfico de Incidência Criminal em Alfenas. Os números apresentados registram quedas acentuadas no período de janeiro de 2017 a agosto de 2019, a seguir:

1 - roubo a transeunte houve uma redução de mais de 68,5%
2 - roubo de veículo, a redução foi mais de 76,9%, e
3 - roubo a estabelecimento comercial, a redução chegou a 52,4%

Na soma geral o número de roubo em 2017 foi de 194, segundo os dados atuais houve uma redução expressiva de 134 roubos, sou seja 69%, no período apurado em agosto de 2019.

Os números indicam que o trabalho que está sendo feito com intensificação deve continuar e mostram que seguramente Alfenas está no caminho certo, onde a Prefeitura, através das diversas secretarias municipais, tem realizado variadas ações no campo da prevenção social, por meio dos programas sociais como: internação de usuários de drogas, câmeras de segurança inteligentes nas entradas da cidade, integração das forças de segurança, criação do Gabinete Integrado de Gestão, criação de programas preventivos como Cidade Escola e Escola da Vida, apoio às Polícias Civil e Militar, atuação exemplar das unidades operacionais das polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, presença ostensiva da Prefeitura junto às famílias carentes, convênio de R$ 1 milhão para recuperação de presos, apoio ao presídio, que levou metade dos presos a trabalharem, adequação e inauguração da nova Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Alfenas (APAC), sendo a medida o maior sucesso de recuperação de presos já experimentada no município.

clique na imagem para ampliar

A integração direta da Prefeitura com a Secretaria de Defesa Social também tem papel fundamental na redução dos índices de roubos no município, além dessa integração ter se fortalecido muito na área Integrada de Segurança Pública, em conjunto com as unidades operacionais de segurança, treinamento para manuseio de novas armas e tecnologias, dentre outras para deixar os guardas municipais mais bem preparados para qualquer ocorrência e minimizar também a violência na cidade.

Para o prefeito Luiz Antonio da Silva (PT) são estas as principais ações que fizeram com que a violência despencasse no município. Ainda tem violência, mas por exemplo, foi evitado o roubo de 200 carros no ano passado. 

“Ainda há muito o que fazer, mas, a inteligência, a integração e o compromisso social e preventivo foram os remédios eficazes”, ressaltou Luizinho.

Nenhum comentário: