sexta-feira, 24 de julho de 2020

CARRANCAS INICIA O PROCESSO PARA CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA


O município de Carrancas, no Sul de Minas, em meados do ano 2018, adquiriu 30.000 m² de terreno no entorno da captação de água que abastece a área urbana, no intuito de após 70 anos de emancipação política dar início ao processo de tratamento de água, que irá gerar abastecimento adequado de água potável, segundo os padrões técnicos aplicáveis.

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente entrou em contato com o setor técnico responsável junto à Universidade Federal de Lavras (UFLA), e celebrou convênio com a Preserva Jr. a fim de elaborar estudos quanto à potabilidade da água e a melhor maneira de adequá-la aos padrões seguros de consumo.

Córrego do Bexiga, manancial que abastece a cidade

Após estudos, os quais consideraram potencial hidrogênico, cor, turbidez, e coliformes totais e fecais, segundo a Portaria n°2914/2011 do Ministério da Saúde, a Preserva Jr. concluiu que as águas analisadas apresentam naturalmente um considerável grau de pureza, de forma que apenas procedimentos de filtragem e desinfecção são suficientes para que o seu consumo não ofereça riscos à saúde humana.

Terreno adquirido pela Prefeitura Municipal para construção da ETA

A água captada do manancial passa por um desarenador cuja finalidade é reter a areia e sólidos finos abrasivos, em seguida a água é bombeada para filtros capazes de reter e remover algumas de suas impurezas, como materiais em suspensão e substâncias coloidais, além de reduzir bactérias presentes na água.  

Ao final deste processo a água segue para um tanque de contato destinado ao processo de desinfecção apto a destruir microrganismos patogênicos. A desinfecção é feita com hipoclorito de cálcio, e o processo fluoretação se dá com ácido fluossilício, atendendo as determinações da Portaria n° 2914/2011 do Ministério da Saúde. Depois de tratada, a água será armazenada em reservatórios que possibilitam manter a regularidade do abastecimento.

Maquete Eletrônica – ETA Carrancas

O projeto idealiza uma Estação de Tratamento que deverá ser mantida e operada pelo município de Carrancas. No último dia 10, foi publicado oficialmente o edital de licitação visando a contratação de empresa especializada para construção da Estação de Tratamento de Água de Carrancas. 

A obra, somada à aquisição do terreno e a elaboração do projeto, importará em um investimento de aproximadamente 1 milhão de reais, a ser custeado integralmente com recursos próprios do município. Caso a obra não possa ser finalizada até o término da atual gestão, a quantia remanescente será reservada nos cofres públicos para que o próximo gestor possa dar seguimento nesta obra de especial relevância para o município de Carrancas.

Nenhum comentário: