Pular para o conteúdo principal

PARCERIA COM A PREFEITURA, FARMÁCIA DA UNIFAL-MG RETOMA ATENDIMENTO AO PÚBLICO


A Farmácia Universitária (FarUni) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) retomou o atendimento ao público no último dia 26, após reforma estrutural no prédio. Esta nova fase marca a parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas para dispensação de medicamentos fornecidos pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), responsável por promover o acesso dos cidadãos a medicamentos necessários ao tratamento da maioria dos problemas de saúde da população e distribuídos em farmácias básicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os medicamentos encontrados na Farmácia Universitária estão aqueles prescritos para tratar hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, asma, além de outros problemas de saúde crônicos e agudos. “A dispensação e distribuição dos medicamentos é gratuita, sendo necessário apresentar prescrição válida e o Cartão SUS Municipal”, explica o professor Tiago Marques dos Reis, chefe da FarUni.

Segundo professor Tiago Reis, a expectativa é que nos próximos meses, a Farmácia Universitária também passe a produzir fitoterápicos e florais de Bach, os quais serão dispensados gratuitamente a públicos específicos como os usuários do SUS e discentes assistidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace).

Para a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, professora Sandra Maria Oliveira Morais Veiga, a retomada de atividades da FarUni é uma grande conquista para a saúde da população de Alfenas e região, bem como para a UNIFAL-MG e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas. 

“A Farmácia Universitária é considerada um serviço essencial e com o seu retorno continuará a desenvolver atividades nos âmbitos do ensino, extensão universitária e pesquisa. Os serviços oferecidos estão vinculados aos projetos de pesquisa e extensão aprovados pelos órgãos competentes, bem como às importantes parcerias com a Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Assistência Farmacêutica no município”, destaca.

A diretora salienta que a reabertura da Farmácia Universitária foi autorizada pelo Comitê de Acompanhamento e Prevenção da infecção pelo novo coronavírus da UNIFAL-MG e as atividades foram planejadas para acontecer de forma gradual e segura, conforme as recomendações dos órgãos de saúde competentes. 

“Tendo em vista que a Farmácia Universitária foi implantada em 1979 ainda como ‘Farmácia Escola’, completando 42 anos agora em abril, era realmente necessária uma grande reforma para atender às exigências atuais dos órgãos de vigilância em saúde e adequar suas atividades às novas diretrizes curriculares do curso de Farmácia”, diz.

Com a proposta de otimizar os serviços ofertados pela FarUni, a equipe técnica também passou por treinamentos no mês de abril, nos quais foram abordadas palestras sobre autoconhecimento e assistência farmacêutica, com as especialistas Tamara Carvalho (projeto Sorria com a Alma) e Juliana Ávila (coordenadora de Assistência Farmacêutica de Alfenas).

Parceria que fortalece e amplia a assistência
A parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Alfenas, de acordo com o chefe da Farmácia Universitária, é peça-chave para a retomada do funcionamento da FarUni. 

“Há alguns anos, a Farmácia Universitária vinha tendo dificuldades em manter seu estoque de matérias-primas, insumos e medicamentos industrializadas pela falta de interesse de fornecedores em vender para o ente público quantidades limitadas desses itens, visto o fato de que a saída de produtos na Farmácia Universitária não é expressiva como nas grandes farmácias”, explica professor Tiago Reis.

O chefe da FarUni esclarece que a saída de produtos esbarrava em questões legais referentes ao comércio de produtos dentro de uma instituição pública e na morosidade intrínseca aos processos licitatórios de forma geral.

“Com a parceria firmada, ainda que a compra dos itens continue sendo realizada por um ente público que, nesse caso, é o município de Alfenas, há recursos federais, estaduais e municipais aprovisionados para o investimento em medicamentos e a quantidade adquirida, necessária para abastecer toda a rede municipal, é um atrativo a fornecedores”, argumenta, acrescentado: “Assim, a Farmácia Universitária consegue ter o medicamento e com isso proporcionar um cenário adequado para a prática da profissão farmacêutica, qualificando a formação oferecida no curso de Farmácia.”

A diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas compartilha da opinião do professor Tiago. Segundo professora Sandra Oliveira, a parceria com o a prefeitura foi fundamental para o fortalecimento da Farmácia Universitária como um estabelecimento de saúde, em consonância com o SUS. 

“O município passa a contar com um serviço altamente qualificado para a dispensação dos medicamentos do componente básico de saúde e a população poderá ter acesso aos medicamentos essenciais com à necessária atenção do farmacêutico”, afirma.

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...