Pular para o conteúdo principal

CÂMARA DE PASSOS APROVA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE BRIGADISTAS PARA ATUAR COMO FISCAIS


A Câmara Municipal de Passos, no Sul de Minas, aprovou projeto do Executivo que autoriza a Prefeitura a contratar servidores, em caráter temporário, que vão atuar como fiscais brigadistas nas ações de fiscalização no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O projeto, votado pelos vereadores em caráter de urgência em duas extraordinárias, no dia 7 de junho, vem ao encontro de demandas apresentadas pela Câmara Municipal, que através da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19 indicou ao Executivo a necessidade de reforço da brigada.

Foram realizadas duas reuniões extraordinárias na discussão do projeto, que aconteceram no final da tarde logo após o término da 18ª reunião ordinária.

O projeto autoriza a contratação de 24 servidores para função temporária com vencimentos-base de R$ 1.650. A contratação se dará por processo seletivo simplificado, mediante realização de chamamento público emergencial. Os contratados realizarão a fiscalização das ações e restrições impostas pela União, Estado “e, principalmente pelo município, acompanhando o cumprimento das medidas de prevenção e contingenciamento em saúde do Covid-19 (...)”

Segundo exposição de motivos do Executivo, a contratação visa suprir “necessidade urgente e excepcional na área da saúde”. Depois de listar os números dramáticos da pandemia no município, o prefeito Diego Oliveira afirma no projeto que “tais dados, infelizmente, colocam nosso município em posição bem superior à medida nacional no tocante ao avanço da doença (...)”.

O vereador Michael Silveira (Progressistas), vice-presidente da Câmara, disse que o projeto é de grande importância, que a Câmara vinha cobrando essa iniciativa do Executivo. “Fico feliz de ver a Casar estar votando e atendendo toda a população”.

O vereador Maurício Silva (PSL), o Maurício da Cemig, agradeceu o plenário pelo aprovação, afirmando que é uma demanda da sociedade. “Desde janeiro a sociedade vem nos cobrando mais fiscalização e agora a gente dá um passo importante com a contratação dos brigadistas para nos ajudar”, afirmou, rendendo homenagens à vereadora Gilmara, que segundo ele tem se esforçado muito na questão como presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento.

A vereadora Gilmara Oliveira (PDT) definiu que “esse projeto é muito importante porque nós sabemos que a principal medida que hoje nós temos é o isolamento social. E a brigada vem para fiscalizar justamente isso. O projeto vem concretizar as ações que foram iniciadas e que a Frente Parlamentar abraçou e cobrou firmemente o Executivo para que apresentasse esse projeto”.

O presidente da Câmara, Alex Bueno (PSD), destacou a importância do trabalho das comissões da Câmara, que agilizaram os pareceres , ressaltando que todos os vereadores estiveram empenhados em numa tramitação célere.

Portal vacinômetro
Também em dois turnos, nas reuniões extraordinárias de segunda-feira, a Câmara Municipal de Passos aprovou projeto de lei de autoria do vereador Luis Carlos do Souto Júnior (DEM), o Dentinho, que “Institui o Portal Vacinômetro do Covid19”. O objetivo da ideia, segundo o vereador, “é uma ferramenta digital que permite à população acompanhar o número de pessoas que foram vacinadas (...)”.

Entre outras informações, o Portal a ser instituído pela Prefeitura deve exibir número e nome de vacinas recebidas, quantidade aplicadas no dia, devendo a atualização ocorrer diariamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.