sexta-feira, 16 de julho de 2021

EX-PREFEITA DE RIBEIRÃO VERMELHO ASSUME GESTÃO DO MAIOR PROJETO SOCIAL DE BANCO DE ALIMENTOS DO ESTADO


A prefeitura de Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas, Ana Rosa Mendonça Lasmar Moreira, foi convidada pelo presidente da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. (CeasaMinas), Luciano José de Oliveira, para assumir a gestão do maior projeto social de Banco de Alimentos do Estado. O Programa de Distribuição de Alimentos (Prodal – Banco de Alimentos), iniciativa do Instituto CeasaMinas é o órgão responsável e legítimo pela coordenação e destinação dos alimentos que são doados, garantindo o controle e a segurança alimentar e implementando técnicas e procedimentos para reduzir o desperdício de alimentos.

Diariamente são recolhidos alimentos que perderam seu valor comercial mas preservam suas características sanitárias e nutricionais. Tudo é separado, devidamente processado, higienizado e, posteriormente, doado para entidades cadastradas no Banco de Alimentos. Os alimentos podem ser doados in natura, na forma de polpa (no caso de frutas) ou minimamente processados. Para receber os alimentos, todas as organizações devem seguir padrões previamente estabelecidos, além de buscar, semanalmente, sua cota de alimentos no Instituto.

A estimativa é que 1.000 toneladas de alimentos in natura sejam descartados mensalmente na CeasaMinas. O Prodal atende semanalmente mais de 27mil pessoas através de 180 associações e entidades em todo Estado.

Nenhum comentário: