sexta-feira, 13 de agosto de 2021

PESQUISADORES DA UFLA SE REÚNEM COM O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS


Os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Biomédica (NUPEB) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Cherem, Joziana Barçante e Victor Pylro, estiveram na terça-feira, dia 10, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), reunidos com o secretário Fábio Bacheretti, para tratarem de duas propostas de pesquisa:


1 - Pesquisa de variantes - já na segunda reunião de tratativas sobre o assunto.

Pesquisa de variantes em pelo menos 1000 amostras de pacientes positivos do estado de Minas Gerais, para sequenciamento genético e identificação de quais são as variantes que estão circulando na região de estudo.

A identificação das variantes circulantes é uma preocupação da Organização Mundial de Saúde, que preconiza o monitoramento daquelas ditas variantes de preocupação, que são aquelas que tem potencial de: Aumento da transmissibilidade ou alteração prejudicial na epidemiologia da COVID-19; ou Aumento da virulência ou mudança na apresentação clínica da doença; ou Diminuição da eficácia das medidas sociais e de saúde pública ou diagnósticos, vacinas e terapias disponíveis.

"Nosso grupo já identificou duas variantes de preocupação em nossa microrregião, as variantes B.1.1.7 (Alpha) e a P1 (Gamma). A identificação do perfil de variantes que circulam na região é fundamental para definição de políticas públicas de enfrentamento como avaliação de retorno de atividades escolares, retorno de aulas presenciais em universidades e centros universitários, dentre outras relacionadas ao monitoramento e controle da Covid-19", destacam os pesquisadores.

2 - Avaliação da imunidade adquirida após vacinação heteróloga, ou seja vacinação com imunizantes de marcas diferentes e que usam tecnologias diferentes em sua produção. A proposta é vacinar grupos prioritários, como profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do enfrentamento e que foram imunizados em janeiro e fevereiro.


Estudos promissores têm sido realizados em diferentes partes do mundo e demonstrado que a vacinação heteróloga promove um aumento significativo dos títulos de anticorpos contra Sars-CoV-2, o novo coronavírus.

As reuniões dos pesquisadores do Nupeb-UFLA têm sido agendadas por intermédio do deputado estadual, Noraldino Júnior. Noraldino é um político que se preocupa com as questões relacionadas à saúde humana, animal e ambiental, no conceito da saúde única, que é uma das linhas de pesquisa que o Nupeb atua.

Nenhum comentário: