sexta-feira, 17 de junho de 2022

ANTIGA ESTAÇÃO DA FEPASA ESTÁ EM FASE FINAL DE OBRAS DE RECUPERAÇÃO

Local abrigará as Secretarias Municipais de Finanças e Obras (setor de engenharia)

Quem passa pela Avenida Felipe Elias Zeitune, em Guaxupé, no Sudoeste do Estado, sentido bairro-centro, já notou que a antiga Estação Ferroviária está passando por uma extensa obra de recuperação. O imóvel, inaugurado em 1904 pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro é construído em tijolos cerâmicos, cobertura com tesouras de madeira e telhado cerâmico.

A última ocupação do local foi pela Secretaria Municipal de Saúde, há aproximadamente sete anos, quando foi constatada a precariedade do prédio. Desde então já foi feita uma reforma no telhado, com recuperação da estrutura de madeira e forro, há aproximadamente quatro anos. Após esta reforma, o prédio passou a ser utilizado como depósito, continuando as demais estruturas em estado precário e sem condições de outros usos. Foi desenvolvido então, pela administração municipal, um projeto arquitetônico com a finalidade de recuperar a edificação existente e possibilitar seu uso.

A reforma consiste em: recuperação do emassamento da alvenaria interna e externa; colocação de piso; instalação de paredes em gesso acartonado; instalação de divisórias de vidro; instalação de sanitários e cozinha; instalações hidrossanitárias; instalações de prevenção e combate a incêndio; sistemas de proteção contra descargas atmosféricas; instalações elétricas e cabeamento estruturado.

“Todas as intervenções foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé e visam garantir a preservação e utilização do prédio, enfatizando-se as instalações de prevenção e combate a incêndio e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, tão necessárias na garantia da segurança dos bens tombados”, explicou Elvis Melo, coordenador de Projetos e Acompanhamento de Obras da Prefeitura de Guaxupé

A obra foi divida em 2 etapas, sendo elas.

Nenhum comentário: