Pular para o conteúdo principal

AUMENTA O NÍVEL DE CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DO CESUL


No dia 22 de julho o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL) realizou a sua 50ª reunião e nela foi aplicado o questionário sobre a confiança dos empresários. Os dados obtidos demonstram uma boa recuperação na confiança dos pesquisados, que apresentam uma visão otimista no contexto atual e na perspectiva futura.

O índice geral de confiança (obtido através da média entre a percepção atual e futura) resultou em 105,17 pontos, uma alta de 5,59 quando comparada com a pesquisa anterior. No que tange ao nível atual de confiança (referente ao 2° trimestre/2023) o índice ficou em 104,17 pontos, elevação de 5 pontos em comparação com a última sondagem. Já a perspectiva futura para o terceiro trimestre deste ano indicou resultado de 106,17 pontos com alta de 6,17 em relação à última pesquisa.

No contexto atual foi possível verificar que a percepção dos empresários está otimista em 4 quesitos (contratações, investimentos, segmento de atuação e vendas), com dois deles acima dos resultados da pesquisa anterior. Este destaque positivo fica com a recuperação dos investimentos e o segmento de atuação, o que pode indicar uma melhoria no ambiente de negócios. Dois quesitos permaneceram no campo negativo, são eles a inadimplência e economia nacional, sendo que o primeiro apresentou leve queda e o segundo uma considerável alta.

Quanto às perspectivas futuras para o terceiro trimestre de 2023, os empresários inqueridos demonstram otimismo também em quatro quesitos: contratações, investimentos, segmento de atuação e vendas. Destaque maior para a forte alta em vendas e investimentos, sendo que este último estava no campo negativo na avaliação anterior. Dois quesitos continuam no campo pessimista, porém acima do resultado passado, são eles inadimplência e economia nacional.

Os resultados apurados indicam uma boa melhora na confiança dos empresários do CESUL, principalmente no que se refere aos investimentos, que voltaram ao campo positivo, e à economia nacional que, mesmo mantendo-se no patamar negativo, ainda assim teve forte elevação. A queda na inflação, a aprovação do texto base da reforma tributária na Câmara dos Deputados e a melhora na previsão de alguns indicadores ajudam a explicar essa evolução no otimismo empresarial. No entanto, a inadimplência ainda é fator preocupante, tendo em vista o endividamento das famílias e o alto nível da taxa de juros.

No contexto externo ainda há fenômenos econômicos e geopolíticos que atravancam uma melhor recuperação mundial e que também influenciam as decisões locais. No curto prazo, o comportamento desses fatores, especialmente internos, será fundamental para que a confiança empresarial continue em crescimento.

Confira os relatórios completos clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho