Pular para o conteúdo principal

AUMENTA O NÍVEL DE CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DO CESUL


No dia 22 de julho o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL) realizou a sua 50ª reunião e nela foi aplicado o questionário sobre a confiança dos empresários. Os dados obtidos demonstram uma boa recuperação na confiança dos pesquisados, que apresentam uma visão otimista no contexto atual e na perspectiva futura.

O índice geral de confiança (obtido através da média entre a percepção atual e futura) resultou em 105,17 pontos, uma alta de 5,59 quando comparada com a pesquisa anterior. No que tange ao nível atual de confiança (referente ao 2° trimestre/2023) o índice ficou em 104,17 pontos, elevação de 5 pontos em comparação com a última sondagem. Já a perspectiva futura para o terceiro trimestre deste ano indicou resultado de 106,17 pontos com alta de 6,17 em relação à última pesquisa.

No contexto atual foi possível verificar que a percepção dos empresários está otimista em 4 quesitos (contratações, investimentos, segmento de atuação e vendas), com dois deles acima dos resultados da pesquisa anterior. Este destaque positivo fica com a recuperação dos investimentos e o segmento de atuação, o que pode indicar uma melhoria no ambiente de negócios. Dois quesitos permaneceram no campo negativo, são eles a inadimplência e economia nacional, sendo que o primeiro apresentou leve queda e o segundo uma considerável alta.

Quanto às perspectivas futuras para o terceiro trimestre de 2023, os empresários inqueridos demonstram otimismo também em quatro quesitos: contratações, investimentos, segmento de atuação e vendas. Destaque maior para a forte alta em vendas e investimentos, sendo que este último estava no campo negativo na avaliação anterior. Dois quesitos continuam no campo pessimista, porém acima do resultado passado, são eles inadimplência e economia nacional.

Os resultados apurados indicam uma boa melhora na confiança dos empresários do CESUL, principalmente no que se refere aos investimentos, que voltaram ao campo positivo, e à economia nacional que, mesmo mantendo-se no patamar negativo, ainda assim teve forte elevação. A queda na inflação, a aprovação do texto base da reforma tributária na Câmara dos Deputados e a melhora na previsão de alguns indicadores ajudam a explicar essa evolução no otimismo empresarial. No entanto, a inadimplência ainda é fator preocupante, tendo em vista o endividamento das famílias e o alto nível da taxa de juros.

No contexto externo ainda há fenômenos econômicos e geopolíticos que atravancam uma melhor recuperação mundial e que também influenciam as decisões locais. No curto prazo, o comportamento desses fatores, especialmente internos, será fundamental para que a confiança empresarial continue em crescimento.

Confira os relatórios completos clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.