Pular para o conteúdo principal

DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA E O LEGADO DA MÚSICA PRETA DE VARGINHA SERÁ LANÇADO NO THEATRO CAPITÓLIO

Projeto realizado através da Lei Paulo Gustavo vai ser lançado com uma exibição gratuita para a comunidade varginhense na próxima segunda-feira


No dia 24 de março, a cantora e compositora varginhense Estephanie Abreu Nascimento, vai realizar o lançamento do curta-documentário: “História e legado da música preta de Varginha”, realizado através da Lei Paulo Gustavo de incentivo às produções audiovisuais.

Executado de forma conjunta pela produtora artística varginhense Bolando Produções, o projeto busca homenagear artistas que enalteceram a música Black em Varginha, ou seja, aquela que deriva de todos os estilos provenientes da cultura negra afro-brasileira e afro-americana, como o Chorinho, Samba, Blues, Soul Music, ritmos afros, etc.

Além disso, o documentário abre as portas para incríveis artistas locais contarem as suas histórias com a música, narrando de uma forma única a história de como esta arte se instalou na cidade desde o último século. Com a proposta deste projeto, Estephanie busca resgatar historicamente através da música, um pouco do que o povo preto deixou como legado artístico e seus conhecimentos nesta cidade.

“Além de homenagear grandes e importantes nomes da música e da cultura varginhense, que merecem todo o reconhecimento e valorização pela nossa cidade, com esse documentário estamos buscando também a valorização da música no mercado. O documentário faz um importante trabalho de divulgar os grandes artistas que propagam essa cultura, assim como também inspirar jovens artistas que se interessam em desenvolver este trabalho artístico como estilo de vida”, comentou Estephanie.

Realizado através de entrevistas a músicos e artistas pretos da cidade, o documentário conta uma importante história de Varginha, através das vozes e lembranças de grandes nomes da nossa cidade, como Vanderson Lopes, Everton Tuquinha, Mestre Claudião e Raimundo Andrade, que puderam presenciar em décadas passadas o desenvolvimento da cultura negra nos espaços públicos e privados através da música, com uma relevância em seus trabalhos que permanece até hoje.

Além dos entrevistados, o documentário também contou com uma participação super especial da soprano varginhense, Juliete Gonçalves, que trouxe mais brilho para o resultado final desta obra, compartilhando a sua voz única para complementar a narrativa deste documentário.

“O intuito do projeto é trazer, através do audiovisual, detalhes de como era fazer música antigamente, quais as dificuldades que esses grandes nomes encontraram como artistas pretos para fazer música, e como essa linda arte se desenvolveu culturalmente na cidade”, concluiu Estephanie.

A exibição do documentário “História e legado da música preta de Varginha”, acontece de forma gratuita no Theatro Capitólio, no dia 24 de março, a partir das 19:30h, acompanhada de apresentações musicais de artistas presentes no documentário.

SERVIÇO

Lançamento do curta-documentário “História e legado da música preta de Varginha” Local: Theatro Capitólio

Endereço: Rua Presidente Antônio Carlos, 522 - Centro, Varginha - MG

Data: 24/03/2025 Horário: 19:30h Entrada: Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...