Pular para o conteúdo principal

DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA E O LEGADO DA MÚSICA PRETA DE VARGINHA SERÁ LANÇADO NO THEATRO CAPITÓLIO

Projeto realizado através da Lei Paulo Gustavo vai ser lançado com uma exibição gratuita para a comunidade varginhense na próxima segunda-feira


No dia 24 de março, a cantora e compositora varginhense Estephanie Abreu Nascimento, vai realizar o lançamento do curta-documentário: “História e legado da música preta de Varginha”, realizado através da Lei Paulo Gustavo de incentivo às produções audiovisuais.

Executado de forma conjunta pela produtora artística varginhense Bolando Produções, o projeto busca homenagear artistas que enalteceram a música Black em Varginha, ou seja, aquela que deriva de todos os estilos provenientes da cultura negra afro-brasileira e afro-americana, como o Chorinho, Samba, Blues, Soul Music, ritmos afros, etc.

Além disso, o documentário abre as portas para incríveis artistas locais contarem as suas histórias com a música, narrando de uma forma única a história de como esta arte se instalou na cidade desde o último século. Com a proposta deste projeto, Estephanie busca resgatar historicamente através da música, um pouco do que o povo preto deixou como legado artístico e seus conhecimentos nesta cidade.

“Além de homenagear grandes e importantes nomes da música e da cultura varginhense, que merecem todo o reconhecimento e valorização pela nossa cidade, com esse documentário estamos buscando também a valorização da música no mercado. O documentário faz um importante trabalho de divulgar os grandes artistas que propagam essa cultura, assim como também inspirar jovens artistas que se interessam em desenvolver este trabalho artístico como estilo de vida”, comentou Estephanie.

Realizado através de entrevistas a músicos e artistas pretos da cidade, o documentário conta uma importante história de Varginha, através das vozes e lembranças de grandes nomes da nossa cidade, como Vanderson Lopes, Everton Tuquinha, Mestre Claudião e Raimundo Andrade, que puderam presenciar em décadas passadas o desenvolvimento da cultura negra nos espaços públicos e privados através da música, com uma relevância em seus trabalhos que permanece até hoje.

Além dos entrevistados, o documentário também contou com uma participação super especial da soprano varginhense, Juliete Gonçalves, que trouxe mais brilho para o resultado final desta obra, compartilhando a sua voz única para complementar a narrativa deste documentário.

“O intuito do projeto é trazer, através do audiovisual, detalhes de como era fazer música antigamente, quais as dificuldades que esses grandes nomes encontraram como artistas pretos para fazer música, e como essa linda arte se desenvolveu culturalmente na cidade”, concluiu Estephanie.

A exibição do documentário “História e legado da música preta de Varginha”, acontece de forma gratuita no Theatro Capitólio, no dia 24 de março, a partir das 19:30h, acompanhada de apresentações musicais de artistas presentes no documentário.

SERVIÇO

Lançamento do curta-documentário “História e legado da música preta de Varginha” Local: Theatro Capitólio

Endereço: Rua Presidente Antônio Carlos, 522 - Centro, Varginha - MG

Data: 24/03/2025 Horário: 19:30h Entrada: Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho