Pular para o conteúdo principal

PRODUTORES DE MORANGO DO SUL DE MINAS PARTICIPAM DE MISSÃO NO CERRADO MINEIRO

Iniciativa promovida pelo Sebrae Minas promove troca de experiências e de boas práticas entre agricultores das duas regiões

Promover a troca de experiências entre produtores rurais e especialistas do agronegócio, apresentar práticas bem-sucedidas em outras culturas e identificar oportunidades de aprimoramento de suas próprias atividades. Este foi o objetivo da missão técnica realizada pelo Sebrae Minas com produtores de morango do Sul do estado, no período de 18 a 20 de fevereiro, em Patrocínio, no Cerrado Mineiro, região reconhecida pela excelência na produção de cafés de alta qualidade.

Durante a missão, o grupo visitou a Associação dos Produtores do Cerrado (APPCER) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, onde conheceram o impacto da cadeia produtiva na valorização local e no fortalecimento da marca. Eles também trocaram informações sobre Indicação Geográfica (IG), rastreabilidade do produto, fiscalização, articulação e estratégias de vendas que agregam valor ao produto durante a visita à Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), com acesso à sede, galpão de armazenamento e cafeteria. A Região do Cerrado Mineiro foi pioneira nas Indicações Geográficas brasileiras. Foi a primeira região cafeeira reconhecida como Indicação de Procedência, no ano de 2005 e como Denominação de Origem no ano de 2013.

A contadora e produtora de geleias artesanais de morango Eliete Garcia Rodrigues acredita que a missão permitiu ao grupo observar como a cooperação impulsiona o desenvolvimento de um território e agrega valor a diferentes setores. “Vimos que, com a união de forças, o apoio de entidades como o Sebrae e a determinação de empresários e empreendedores, é possível tornar nossos negócios mais competitivos e atrativos, inclusive em nível internacional”, frisa.

Já o empresário do agronegócio Edivaldo José de Melo viu na missão a oportunidade de aprender como agregar mais valor ao produto sul-mineiro. “Durante as visitas, ficou evidente que com tecnologia o produtor consegue aprimorar o processo produtivo, implantar a rastreabilidade e, consequentemente, ofertar mais segurança para o consumidor final”, avalia.

Desde 2017, o empresário é responsável pelo “Ceasinha do Morango”, em Bom Repouso, criado para ser o centro de distribuição do morango produzido na região. Diariamente, cerca de 500 produtores e 80 compradores de várias partes do estado passam pelo local. Durante as negociações, são comercializadas aproximadamente 120 mil caixas do fruto.

Associativismo
Há mais de 15 anos, o Sebrae Minas atua em Bom Repouso na realização de ações que incentivam a cultura da cooperação e do associativismo, a fim de aprimorar as técnicas de cultivo e gestão, fortalecendo a competitividade dos agricultores no mercado. Segundo a analista da instituição Pâmela de Carvalho Dias, ações como essa reafirmam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da fruticultura no estado, fortalecendo as bases para que os produtores locais alcancem novos patamares de excelência e prosperidade em suas atividades.

“Proporcionar aos produtores a vivência em outras realidades produtivas é fundamental para ampliar horizontes e incentivar a adoção de práticas que podem transformar positivamente a cultura do morango em nossa região. Essa interação promoveu reflexões sobre a importância da cooperação, da inovação e da busca constante por qualidade nos processos produtivos”, afirma.

Produção de morangos no Sul de Minas
O Sul de Minas Gerais é o principal polo produtor de morango do Brasil. A região abriga 25 municípios que, juntos, representam mais de 60% da produção nacional do fruto. Entre eles, destaque para Pouso Alegre, Cambuí, Tocos do Mogi, Bom Repouso, Estiva e Senador Amaral. Em 2024, a área plantada no polo morangueiro do Sul de Minas foi de 3.381 hectares, com uma produtividade média estimada em 51,3 mil quilos por hectare.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TJMG CONFIRMA DANO MORAL PARA TRANSEXUAL QUE SOFREU PRECONCEITO DURANTE EXAME DO SUS EM NAZARENO

Uma mulher transexual que realizou exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Nazareno, no Campo das Vertentes, relatou ter sofrido constrangimento por não ter seu nome social respeitado durante o atendimento. O caso, que aconteceu no ano de 2017, foi analisado pela Justiça de Minas Gerais, que reconheceu a ocorrência de dano moral e manteve a responsabilização do Município de Nazareno. Segundo o processo, a paciente afirmou que, durante o atendimento para coleta de sangue, funcionários desconsideraram seu nome social e utilizaram seu nome de registro civil, apesar de a identificação social constar em documentos do SUS e no pedido médico. A ação foi ajuizada após o episódio ocorrido em um serviço de saúde vinculado ao município. Ao analisar o recurso, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais concluiu que houve violação ao direito à identidade de gênero da autora. Os desembargadores destacaram que o nome social já constava no Cartão Nacional de Saúde, na requisição méd...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho