Pular para o conteúdo principal

UFLA MANTÉM EXCELÊNCIA EM INDICADOR DO MEC HÁ 16 ANOS


Pelo 16° ano consecutivo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) mantém a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos, do Ministério da Educação (MEC). Na avaliação, com dados referentes ao ano de 2023, a UFLA figura entre as 33 universidades públicas com esse desempenho, que representam cerca de 13% do total. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na sexta-feira (11/4).

O Índice Geral de Cursos (IGC) expressa a qualidade de todos os cursos de uma instituição de ensino superior, combinando as notas atribuídas pela Capes aos programas de pós-graduação e as médias do Conceito Preliminar de Curso (CPC), calculadas pelo Inep para a graduação, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. Na classificação geral, a UFLA aparece na 15ª posição entre as universidades públicas e na 13ª entre as universidades públicas federais.

A pró-reitora de Graduação da UFLA, professora Miriam Monteiro de Castro Graciano, salientou que, entre as diferentes categorias administrativas das escolas avaliadas, 83% das instituições públicas federais obtiveram IGC 4 ou 5 e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador. Segundo a professora Miriam, “as universidades públicas federais apresentaram desempenho excepcional, não restando dúvidas de que elas são, em sua essência, universidades de excelência. Este é um sistema que faz a diferença e deve ser fortalecido. Ele é fruto de décadas de luta coletiva e precisa de políticas públicas que forneçam condições objetivas para manter sua qualidade”.

Enade 2023
Juntamente com o IGC, foi publicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente a 2023. Na avaliação, quatro cursos de graduação da UFLA alcançaram o conceito máximo (5): Agronomia, Medicina Veterinária, Nutrição e Medicina. Outros quatro se destacaram com o conceito 4: Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Química. Os cursos de Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica da UFLA também foram avaliados obtiveram conceito 3.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, “o desempenho dos nossos estudantes retrata o zelo, a dedicação e o comprometimento deles, além de ser reflexo da competência e dedicação dos docentes e técnicos da Instituição, que cuidam não só da formação técnica, mas também da lapidação de nossos estudantes como cidadãos”.

Em 2023, foram avaliados 9.812 cursos em todo o Brasil, das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Engenharias. O Enade possui um ciclo de três anos; em cada um deles, são avaliados cursos de diferentes áreas do conhecimento.

O exame é obrigatório e inclui dois instrumentos avaliativos: a prova e o questionário do estudante. A prova abrange conteúdos de formação geral, comuns a todas as áreas, e específicos, baseados nas competências e habilidades previstas nas diretrizes curriculares nacionais de cada curso. Por meio do questionário, são levantadas informações que permitem traçar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...