Cinquenta estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI MG) participaram das 4 etapas nacionais da WorldSkills 2025, maior competição de educação profissional do mundo. A final aconteceu em Brasília na última semana e apresentou os premiados. Na Desenho Mecânico em CAD, o aluno do SENAI de Pará de Minas, Welinton Mendonça, de 21 anos, conquistou medalha de ouro e vai disputar a etapa mundial que acontecerá no ano que vem em Xangai, na China.
A WorldSkills é a maior competição internacional de educação profissional do mundo. Realizada a cada dois anos, reúne jovens talentos para demonstrarem suas habilidades em dezenas de ocupações técnicas e práticas. No Brasil, o SENAI organiza as etapas nacionais que classificam os melhores competidores para a edição global que ocorrerá ano que vem.
As provas testaram não apenas técnica, mas também criatividade, disciplina e capacidade de concentração. Na modalidade em que Welinton disputou, os participantes precisaram dominar softwares de modelagem para projetar peças e sistemas mecânicos com o máximo de precisão, unindo raciocínio lógico e sensibilidade técnica.
De acordo com o medalhista de ouro, a oportunidade de estudar no SENAI é uma porta de entrada para o mercado de trabalho e para experiências como a participação no WorldSkills. “Estou me preparando desde a minha primeira participação no Nacional, no final de 2002, com muita intensidade, sacrifício e dedicação. Com certeza com a qualificação do SENAI o aluno já chega no mercado com um diferencial profissional importante para ingressar na indústria com melhores oportunidades”, enfatizou.
Para o gerente da unidade, Ruperto Vega, a conquista da medalha de ouro é a consagração da seriedade e relevância do ensino do SENAI. “Mais do que uma competição, essa é uma experiência de aprendizado, reconhecimento e oportunidades no mercado de trabalho. Ficamos felizes de saber que o SENAI Pará de Minas ocupa um lugar de destaque e tem potencial para transformar a sociedade”, enfatizou.
Comentários