Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EMPRESA DE BIOMETANO É INAUGURADA EM MINAS

Inauguração da Zeg Biogás em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, reforça liderança de Minas Gerais na busca pela transição energética

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência vinculada Invest Minas, celebra mais um marco na agenda de sustentabilidade e inovação industrial: a inauguração da primeira produtora de biometano de Minas Gerais, a Zeg Biogás, fruto da parceria formada entre a empresa e a Bioenergética Aroeira, em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.

O empreendimento, que contou com investimento de R$ 78,6 milhões, foi inaugurado nesta sexta-feira (17/10), com a presença de representantes do Governo de Minas, das prefeituras municipais de Tupaciguara e Uberlândia, diretores das empresas envolvidas na operação, lideranças do setor energético, do Governo Federal e da Siamig Bioenergia, associação que representa as agroindústrias mineiras de açúcar, etanol e bioeletricidade.

A Zeg Biogás já está em operação e até o final do ano terá 70 colaboradores, entre diretos e indiretos. A planta é pioneira no aproveitamento da vinhaça, um subproduto da cana-de-açúcar, para produção de biometano, combustível renovável com alto potencial de descarbonização.

A iniciativa simboliza a união entre inovação, sustentabilidade e eficiência produtiva, transformando resíduos industriais em energia limpa. A unidade mineira será referência nacional, com operação em escala industrial e contribuição direta para a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa.

“A inauguração da empresa reforça nosso compromisso com uma transição energética sólida e sustentável. Somos pioneiros na adesão ao Race to Zero e já temos 32,4% da matriz composta por fontes renováveis, acima da média nacional. Graças aos incentivos à economia de baixo carbono, a biomassa é a terceira fonte mais relevante da nossa matriz e com isso conseguimos atrair investimentos como esse”, destaca o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral.

O entusiasmo foi compartilhado pelo prefeito da cidade, Francisco Neto. “É com muito entusiasmo que Tupaciguara recebe este importante empreendimento, fruto de um movimento promissor de desenvolvimento econômico e sustentável. Esta é uma grande parceria entre o poder público e a iniciativa privada que visa colocar o Triângulo Mineiro em uma posição de protagonismo na transição energética”, celebrou.

Biorrota BR-050
Durante o evento também foi lançada a Biorrota BR-050, que ligará usinas e consumidores de energia limpa no Triângulo Mineiro, no intuito de fortalecer o setor bioenergético e promover novas oportunidades de negócios no interior do estado.

Para o Governo de Minas, o projeto é um exemplo prático da política estadual de incentivo à economia verde, alinhada ao programa Rota da Descarbonização, coordenado pela Invest Minas. A iniciativa tem como meta apoiar empresas na adoção de tecnologias limpas e na redução ou eliminação das emissões de carbono em toda a cadeia produtiva.

“O Governo de Minas trabalha para que investimentos sustentáveis como este encontrem no estado um ambiente favorável para crescer. O biometano é parte essencial da nova matriz energética mineira, que alia inovação, geração de empregos e responsabilidade ambiental”, destacou o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade.

Com mais este investimento, Minas Gerais reafirma seu papel de liderança nacional na transição para uma economia de baixo carbono, ao atrair empresas comprometidas com um futuro mais limpo, competitivo e sustentável.

A Siamig Bioenergia, representante do setor bioenergético de Minas Gerais, apoia sua associada, Bioenergética Aroeira, na inauguração da primeira planta produtora de biometano do estado. A iniciativa representa um grande avanço para Minas Gerais e para o setor, evidenciando o potencial dos produtos da cana como protagonistas na transição energética. Guiada pela força do setor bioenergético, a planta reforça o protagonismo do estado nesse processo, ao contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e inspirar a produção de biogás e biometano em todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho