Quarenta e sete casais e seus familiares participaram da cerimônia de conversão de união estável em casamento
O saguão do Fórum da Comarca de Três Corações, no Sul do Estado, recebeu, no dia 19/11, cerimônia de casamento comunitário que oficializou a união civil de 47 casais. O evento foi organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca, em parceria com a 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Compuseram a mesa de honra da solenidade o juiz diretor do Foro da Comarca de Três Corações, Rodrigo Dias de Castro; a juíza coordenadora do Cejusc local, Glauciene Gonçalves da Silva; e o presidente da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Geberson Geraldo de Jesus.
Juiz diretor do Foro da Comarca de Três Corações, Rodrigo Dias de Castro (dir.); a juíza coordenadora do Cejusc local, Glauciene Gonçalves da Silva; e o presidente da 35ª Subseção da OAB-MG, Geberson Geraldo de Jesus
Durante a solenidade, a juíza Glauciene da Silva destacou a importância da iniciativa para aproximar o Judiciário da população:
"O casamento comunitário é um exemplo de que é possível construir uma Justiça mais próxima, eficaz e sensível às reais necessidades da nossa sociedade e, em especial, da sociedade de Três Corações. Mostra que, juntos, podemos criar um ambiente onde o amor, a solidariedade e a igualdade sejam valores fundamentais."
Para a juíza Glauciene da Silva, o casamento comunitário ajuda a construir uma Justiça mais próxima da sociedade
"Com essa ação, o Poder Judiciário tricordiano proporciona segurança jurídica e reconhecimento ao amor que já é vivido diariamente por esses casais, consolidando a união e a estabilidade das famílias"
Emoção dos casais
Os casais participantes celebraram a oportunidade. Arielen Marcelle Machado Gomes e Gian Airton Mafra destacaram a emoção de participar da cerimônia:
O casal Arielen Marcelle Machado Gomes e Gian Airton Mafra
Silvia Helena Braz e Valdemir Alves dos Santos ressaltaram a importância de oficializar uma história construída ao longo de décadas:
"Participar do casamento comunitário foi uma grande oportunidade para passar para o papel essa união que já existe há 43 anos. Casar era um sonho de nós dois. A cerimônia foi linda, muito bem organizada, ficamos emocionados de estar ali naquele momento tão mágico."
Silvia Helena Braz e Valdemir Alves dos Santos converteram sua união estável em casamento no Fórum de Três Corações
Sobre o Cejusc
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.
O Cejusc da Comarca de Três Corações foi criado em 18/10 de 2018, por meio da Portaria Conjunta nº 777/PR/2018. Ele funciona no Fórum Marcos Coelho Neto (Rua Conrado Grossi D'Angelo, nº 509, bairro Morada do Sol). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3239-6200 ou pelo e-mail cejusc.tcs@tjmg.jus.br.
*Da assessoria do TJMG
Comentários