Pular para o conteúdo principal

COMARCA DE TRÊS CORAÇÕES REALIZA CASAMENTO COMUNITÁRIO



Quarenta e sete casais e seus familiares participaram da cerimônia de conversão de união estável em casamento

O saguão do Fórum da Comarca de Três Corações, no Sul do Estado, recebeu, no dia 19/11, cerimônia de casamento comunitário que oficializou a união civil de 47 casais. O evento foi organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca, em parceria com a 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Compuseram a mesa de honra da solenidade o juiz diretor do Foro da Comarca de Três Corações, Rodrigo Dias de Castro; a juíza coordenadora do Cejusc local, Glauciene Gonçalves da Silva; e o presidente da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Geberson Geraldo de Jesus.

Juiz diretor do Foro da Comarca de Três Corações, Rodrigo Dias de Castro (dir.); a juíza coordenadora do Cejusc local, Glauciene Gonçalves da Silva; e o presidente da 35ª Subseção da OAB-MG, Geberson Geraldo de Jesus

Durante a solenidade, a juíza Glauciene da Silva destacou a importância da iniciativa para aproximar o Judiciário da população:

"O casamento comunitário é um exemplo de que é possível construir uma Justiça mais próxima, eficaz e sensível às reais necessidades da nossa sociedade e, em especial, da sociedade de Três Corações. Mostra que, juntos, podemos criar um ambiente onde o amor, a solidariedade e a igualdade sejam valores fundamentais."

Para a juíza Glauciene da Silva, o casamento comunitário ajuda a construir uma Justiça mais próxima da sociedade

O juiz Rodrigo de Castro enfatizou que a ação oferece reconhecimento oficial aos casais:

"Com essa ação, o Poder Judiciário tricordiano proporciona segurança jurídica e reconhecimento ao amor que já é vivido diariamente por esses casais, consolidando a união e a estabilidade das famílias"

Emoção dos casais
Os casais participantes celebraram a oportunidade. Arielen Marcelle Machado Gomes e Gian Airton Mafra destacaram a emoção de participar da cerimônia:

O casal Arielen Marcelle Machado Gomes e Gian Airton Mafra

"Foi muito bom participar desse grande evento, todo organizado e muito bonito, para podermos oficializar a nossa união, após três anos juntos. E graças ao fórum tivemos essa oportunidade."

Silvia Helena Braz e Valdemir Alves dos Santos ressaltaram a importância de oficializar uma história construída ao longo de décadas:

"Participar do casamento comunitário foi uma grande oportunidade para passar para o papel essa união que já existe há 43 anos. Casar era um sonho de nós dois. A cerimônia foi linda, muito bem organizada, ficamos emocionados de estar ali naquele momento tão mágico."

Silvia Helena Braz e Valdemir Alves dos Santos converteram sua união estável em casamento no Fórum de Três Corações

Após os pronunciamentos e a oficialização das uniões, os casais participaram de um café da manhã especial, com direito a bolo e sessão de fotos para registrar a data.

Sobre o Cejusc
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

O Cejusc da Comarca de Três Corações foi criado em 18/10 de 2018, por meio da Portaria Conjunta nº 777/PR/2018. Ele funciona no Fórum Marcos Coelho Neto (Rua Conrado Grossi D'Angelo, nº 509, bairro Morada do Sol). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3239-6200 ou pelo e-mail cejusc.tcs@tjmg.jus.br.

*Da assessoria do TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho