Pular para o conteúdo principal

UFLA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO DE PESSOAS TRANS PARA 2026


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) inicia, na segunda-feira (1º/12), as inscrições para o Processo Seletivo para Ingresso de Pessoas Transtravestis, transexuais e transgêneros nos cursos de graduação presenciais, com entrada no primeiro semestre letivo de 2026. O edital prevê vagas supranumerárias, ou seja, são vagas extras, destinadas a promover a inclusão de segmentos historicamente excluídos do ensino superior. O processo seletivo foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), no site cops.ufla.br, no período das 10h de 1º/12/2025 até 23h59 de 19/12/2025.

Sobre as vagas
Conforme o edital, cada curso participante do processo seletivo disponibiliza uma vaga supranumerária específica para candidatos(as) trans. O quadro completo de vagas contempla todos os cursos da UFLA, incluindo as opções ofertadas no Câmpus São Sebastião do Paraíso - Engenharia Elétrica, Engenharia de produção e Engenharia de Software, cuja entrada se faz pelo Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT). O detalhamento de todos os cursos, turnos e vagas consta no edital.

Quem pode concorrer

De acordo com o edital, podem participar pessoas que:tenham realizado o Enem em uma das edições entre 2009 e 2024, sem nota zero na redação e sem ausência nos dias de prova;

  • tenham concluído integralmente o ensino médio em escolas públicas, ou em escolas comunitárias atuantes na educação do campo conveniadas com o poder público
  • realizem autodeclaração como pessoa trans, no ato da matrícula inicial, por meio de formulário próprio disponibilizado pela DRCA.
  • O documento detalha também as definições adotadas para travestis, transexuais e transgêneros, conforme Resolução Normativa CEPE nº 070/2023.

Critérios de seleção
A seleção será feita exclusivamente com base na nota do Enem escolhida pela pessoa candidata no momento da inscrição. Em caso de empate, serão utilizados critérios como maior nota em redação, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, sucessivamente, além da idade.

As notas serão convertidas para a escala do processo seletivo de acordo com os pesos definidos por curso, descritos na Tabela 1 do edital.

Calendário
  • Inscrições: 1º/12 a 19/12/2025
  • Conferência dos dados: 22/12/2025
  • Resultado preliminar: 13/1/2026
  • Recursos: 14 e 15/1/2026
  • Resultado dos recursos e resultado final: 21/1/2026

As etapas serão publicadas no site da COPS e sua consulta é de responsabilidade dos candidatos.

Matrícula
As convocações e procedimentos de matrícula serão realizados pela Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), no endereço drca.ufla.br/graduacao/matriculas. O acompanhamento das chamadas é de responsabilidade da pessoa candidata.

Histórico
A criação das vagas supranumerárias para pessoas trans na UFLA é resultado de um processo institucional iniciado em 2023, conduzido por uma comissão formada para analisar e propor ações afirmativas voltadas ao acesso e à permanência estudantil. A proposta foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) por meio da Resolução Normativa CEPE nº 070/2023, que estabeleceu a reserva de vagas como medida voltada ao enfrentamento das desigualdades que atingem travestis, transexuais e transgêneros no acesso ao ensino superior. A comissão responsável pela elaboração da proposta reuniu representantes de diferentes unidades da Universidade e teve como base estudos e dados sobre vulnerabilidade social, contribuindo para a construção do modelo atualmente adotado.

Clique e confira o edital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho