Pular para o conteúdo principal

UFLA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO DE PESSOAS TRANS PARA 2026


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) inicia, na segunda-feira (1º/12), as inscrições para o Processo Seletivo para Ingresso de Pessoas Transtravestis, transexuais e transgêneros nos cursos de graduação presenciais, com entrada no primeiro semestre letivo de 2026. O edital prevê vagas supranumerárias, ou seja, são vagas extras, destinadas a promover a inclusão de segmentos historicamente excluídos do ensino superior. O processo seletivo foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), no site cops.ufla.br, no período das 10h de 1º/12/2025 até 23h59 de 19/12/2025.

Sobre as vagas
Conforme o edital, cada curso participante do processo seletivo disponibiliza uma vaga supranumerária específica para candidatos(as) trans. O quadro completo de vagas contempla todos os cursos da UFLA, incluindo as opções ofertadas no Câmpus São Sebastião do Paraíso - Engenharia Elétrica, Engenharia de produção e Engenharia de Software, cuja entrada se faz pelo Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT). O detalhamento de todos os cursos, turnos e vagas consta no edital.

Quem pode concorrer

De acordo com o edital, podem participar pessoas que:tenham realizado o Enem em uma das edições entre 2009 e 2024, sem nota zero na redação e sem ausência nos dias de prova;

  • tenham concluído integralmente o ensino médio em escolas públicas, ou em escolas comunitárias atuantes na educação do campo conveniadas com o poder público
  • realizem autodeclaração como pessoa trans, no ato da matrícula inicial, por meio de formulário próprio disponibilizado pela DRCA.
  • O documento detalha também as definições adotadas para travestis, transexuais e transgêneros, conforme Resolução Normativa CEPE nº 070/2023.

Critérios de seleção
A seleção será feita exclusivamente com base na nota do Enem escolhida pela pessoa candidata no momento da inscrição. Em caso de empate, serão utilizados critérios como maior nota em redação, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, sucessivamente, além da idade.

As notas serão convertidas para a escala do processo seletivo de acordo com os pesos definidos por curso, descritos na Tabela 1 do edital.

Calendário
  • Inscrições: 1º/12 a 19/12/2025
  • Conferência dos dados: 22/12/2025
  • Resultado preliminar: 13/1/2026
  • Recursos: 14 e 15/1/2026
  • Resultado dos recursos e resultado final: 21/1/2026

As etapas serão publicadas no site da COPS e sua consulta é de responsabilidade dos candidatos.

Matrícula
As convocações e procedimentos de matrícula serão realizados pela Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), no endereço drca.ufla.br/graduacao/matriculas. O acompanhamento das chamadas é de responsabilidade da pessoa candidata.

Histórico
A criação das vagas supranumerárias para pessoas trans na UFLA é resultado de um processo institucional iniciado em 2023, conduzido por uma comissão formada para analisar e propor ações afirmativas voltadas ao acesso e à permanência estudantil. A proposta foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) por meio da Resolução Normativa CEPE nº 070/2023, que estabeleceu a reserva de vagas como medida voltada ao enfrentamento das desigualdades que atingem travestis, transexuais e transgêneros no acesso ao ensino superior. A comissão responsável pela elaboração da proposta reuniu representantes de diferentes unidades da Universidade e teve como base estudos e dados sobre vulnerabilidade social, contribuindo para a construção do modelo atualmente adotado.

Clique e confira o edital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

CENTRO LOGÍSTICO DE POUSO ALEGRE INAUGURA NOVA SEDE PARA FORTALECER LOGÍSTICA NO SUL DE MINAS

Com investimento de R$ 200 milhões, expansão ampliará a capacidade aduaneira da região e vai abrir nova rota para o transporte de mercadorias mineiras Com aporte de R$ 200 milhões para impulsionar a expansão logística e industrial do Sul de Minas, o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) de Pouso Alegre, inaugurou, nesta terça-feira (25/11), sua nova sede no município mineiro. A nova instalação ocupará uma área de 475 mil metros quadrados (m²), sendo destinados para galpões, área alfandegada, espaço para indústrias, centros de distribuição, outras atividades e estruturas. A implantação do projeto deverá ser finalizada em três anos. Por meio da nova sede do Clia de Pouso Alegre, as empresas do Sul do estado terão uma rede logística fortalecida, com conexões mais ágeis para portos marítimos, redução de custos para operações de importação e exportação, atração de novas indústrias e centros de inovação. Durante o evento de inauguração, o secretário Executivo de Desenvolvimento Econ...