CAMPANHA ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE RISCOS DO MEDICAMENTO FALSIFICADO
Foto: Governo do Estado do Paraná
Quem compra falso arrisca a vida e perde dinheiro”. A frase faz parte do jingle de rádio produzido para a campanha “Medicamento Verdadeiro”, lançada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na segunda-feira (12). O objetivo é orientar a população sobre os riscos do consumo de medicamentos falsificados. Além do jingle, cartazes, filipetas, displays e um filme de 30 segundos para televisão ensinam ao consumidor como diferenciar um medicamento verdadeiro de um falso. Também faz parte da campanha uma cartilha específica voltada para policiais federais, civis e militares que atuam na repressão a esse crime. De acordo com o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, há 15 anos o problema estava restrito a vendedores ambulantes. Atualmente, já pode ser identificado até mesmo em farmácias e drogarias regulares, prática que vem sendo severamente combatida. O estabelecimento pode sofrer penalidades mais graves se participar de algum programa governamental, como o “Farmácia Popular”. “O Estado brasileiro não vai financiar quem não cumpre com o dever e utiliza o estabelecimento para práticas ilícitas”.
Fiscalização – A partir de 2007, por meio de um convênio com a Polícia Federal e da ação conjunta com as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, a Anvisa intensificou a fiscalização em farmácias e drogarias. Em 2008, foram aprendidas 40 toneladas de produtos irregulares, entre medicamentos falsificados, sem registro e contrabandeados. Já em 2009, com o aumento da repressão, o volume apreendido foi de 333 toneladas.
Escolas e instituições que desejarem receber cópias dos materiais da campanha devem entrar em contato pelo e-mail ascom@anvisa.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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