terça-feira, 7 de agosto de 2018

ELEIÇÃO DESTE ANO É TERMÔMETRO PARA 2020


Diferente de eleições anteriores, em que os chamados candidatos 'paraquedistas' é que dominavam grande parte da cena e das articulações políticas em Lavras, no Sul de Minas, este ano o clima na cidade é disputa acirrada dentro do próprio domicílio. Desta vez, o município deverá ter um número bem maior de postulantes aos cargos de deputado estadual e federal. 

Para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), até o momento concorrem a ex-prefeita Jussara Menicucci (PHS), que tem três mandatos a frente do Executivo e o vereador João Paulo Felizardo (PSB), que detêm dois mandatos no Legislativo local e é o herdeiro político do deputado estadual Fábio Cherem (PDT), que não irá disputar a reeleição e passou o posto de candidato a ALMG para o vereador.

Mas até o registro das candidaturas, o cenário para deputado estadual ainda pode se ampliar na cidade. Já para a Câmara dos Deputados, concorre a reeleição a deputada federal Dâmina Pereira (Podemos), esposa do ex-prefeito Carlos Alberto Pereira (Podemos) e o vereador de primeira legislatura Carlos Lindomar de Souza (PSL).

O que torna o processo eleitoral deste ano bastante desafiador na cidade, é que além de ter vários candidatos com grande capilaridade política, diferente das outras eleições últimas eleições, é que ele também serve de termômetro para as eleições municipais de 2020.

Com o atual prefeito José Cherem praticamente sem intenção de disputar a reeleição para a prefeitura local, atrai as lideranças e partidos e desperta curiosidade nos eleitores, quem serão os nomes que se fortalecerão após as eleições deste ano para alçarem voos rumo a cadeira de chefe do Executivo.

Com Dâmina Pereira, Jussara Menicucci e João Paulo Felizardo, os três principais grupos políticos da cidade estarão representados no pleito deste ano, mas a candidatura do vereador Carlos Lindomar, que agora alça voos próprios e pleiteia uma vaga na Câmara dos Deputados, mostra que ele quer se tornar uma nova liderança da cidade.

Destes quatro nomes, Felizardo, Lindomar e Jussara já são ventilados para uma possível tentativa de chegar ao cargo de chefe do Executivo local. No grupo político do ex-prefeito Carlos Alberto e da esposa Dâmina Pereira, tudo deve depender do desempenho na eleição deste ano. Além disso, ainda existe uma indefinição sobre o futuro político do atual deputado estadual Fábio Cherem.

Nenhum comentário: