Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO LIVRO "RODAS DE LEITURA"

Obra registra os dois anos do projeto do Servas que promove encontro entre detentos e a literatura


O governador Fernando Pimentel participou na noite dessa quarta-feira, 12, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, do lançamento do livro “Rodas de Leitura”, de autoria de Pedro Muriel e Alexandre Amaro e Castro, que conta a trajetória do projeto.

Iniciativa desenvolvida pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Academia Mineira de Letras e o projeto Sempre um Papo, o “Rodas de Leitura” impactou 400 detentos de 11 unidades prisionais do Estado que tiveram contato com diversas obras literárias nos últimos dois anos. 

Fernando Pimentel citou o escritor francês André Maurois, que disse que “o livro fala e a alma responde”, para explicar sobre o projeto.

“De fato não existe nada mais bonito do que a remição de pena através da leitura. A legislação prevê a redução de quatro dias da pena para cada livro lido, mas quem conhece a população carcerária do país e de Minas sabe que isso, na letra fria da lei, não quer dizer nada. O preso ou a presa padrão não tem hábito de leitura, então como você faz para que ela possa usufruir desse direito? É preciso trabalhar isso e é isso que o projeto ‘Rodas de Leitura’ faz”, contou.


A presidente do Servas, Carolina Pimentel, agradeceu o apoio dos voluntários que se dedicaram na construção do projeto.

“Lançar esse livro aqui hoje é muito mais do que apresentar um registro poético sobre um projeto social em presídios. Hoje posso dizer com segurança que o Servas cumpriu sua missão institucional da dona Sarah Kubitschek, nossa fundadora, que clamava por mais igualdade social. Nós estivemos em lugares onde o Servas jamais esteve”, afirmou.

Literatura dentro dos presídios
O projeto “Rodas de Leitura” propõe a leitura mensal de um livro e, nesse período, são realizados encontros semanais entre os 20 detentos selecionados e os voluntários que coordenam as rodas para discussão da obra escolhida e os orientam na produção de resenhas da obra, que são corrigidas por uma comissão formada por professores de letras, pedagogos e um representante da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Durante a realização do projeto, o Servas também promoveu encontro dos detentos participantes com escritores, como Frei Beto, Leonardo Boff, Afonso Borges, Humberto Werneck, Xico Sá, Luiz Fernandes e Zulmira Furbino, que participaram das rodas de leitura.

Também estiveram no lançamento do livro “Rodas de Leitura” os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; e de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, César Emílio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho