terça-feira, 25 de junho de 2019

ESCOLA DE SAMBA SÃO CLEMENTE LEVA OURO PRETO PARA O CARNAVAL CARIOCA EM 2020

Com o enredo “O Conto do Vigário”, a cidade e a história de Minas Gerais serão homenageadas na Marquês de Sapucaí

Ouro Preto e Minas Gerais serão tema da Escola de Samba carioca, São Clemente, no Carnaval de 2020. A informação foi confirmada no último dia 13, no lançamento do Festival de Turismo de Ouro Preto, pelo presidente da escola, Renato Gomes e Milton Cunha, comentarista de Carnaval da TV Globo. 

O enredo “O Conto do Vigário” levará o barroco mineiro para a avenida, contando a história ouro-pretana e a cultura mineira na Marquês de Sapucaí, “isso vai enriquecer a história do Brasil, que muita gente não sabe”, explica Renato.

Como não poderia ficar de fora, a história carnavalesca do Clube Zé Pereira também estará presente no desfile. O enredo contará a história da rivalidade de duas paróquias da cidade pela posse da imagem de Nosso Senhor dos Passos, e em meio a isso, vai abordar e homenagear o barroco. 

Em primeira mão, Milton revelou um pouco do que será o desfile, que terá um carro abre-alas com anjos de Aleijadinho, Igreja do Pilar, Igreja da Conceição, Jacubas e Mocotós. 

A equipe da São Clemente estará presente na cidade durante o ano para conhecer as tradições carnavalescas ouro-pretanas e promover um intercâmbio de conhecimentos, por meio de oficinas de bateria, mestre sala e porta bandeira, figurino e desenho de enredo, que acontecerão a partir de agosto. Milton afirma que essa troca é fundamental.

“É incrível essa cidade, quanta história, quanto ‘causo’ Ouro Preto tem. Serão duas cidades importantes culturalmente, mostrando como cada uma faz seu carnaval”.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, explicou que grande pesquisa está sendo feita para que a história ouro-pretana seja contada na avenida. 

O presidente Renato e integrantes da São Clemente já estiveram com historiadores e comunidade, visitaram o Club do Zé Pereira, Galpão Sinhá Olímpia, Igrejas de Nossa Senhora Pilar, Nossa Senhora da Conceição, Santa Efigênia e Casa da Ópera. 

“Toda uma temática foi trabalhada com o presidente da escola, Renato, juntamente com o Milton Cunha, que se apaixonaram pela nossa cidade, pela nossa cultura. Tenho certeza que Ouro Preto passará lindamente pela Sapucaí”, afirma Felipe.

A parceria, além de divulgar a cidade em um dos maiores eventos do mundo, trará o carnaval carioca para somar às festividades da cidade com apresentações no festival de turismo.

com assessoria

Nenhum comentário: